Compete ao Departamento de Transportes e Terminais - DETER, zelar, fiscalizar e buscar soluções para os sistemas de transporte hidroviário do Estado de SC.
Data: 01/09/2011
Fonte: Secretaria de Estado de Infraestrutura - SIE
Fonte da imagem: www.sie.sc.gov.br
TAGs: hodroviário, portos, Santa Catarina, SC, infraestrutura
Editoria: Mapas
Atualização: 01/09/2011
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Quatro portos estrategicamente distribuídos pelos 500 km da costa catarinense fazem de nosso Estado uma grande promessa logística no País. Cada um com características físicas e geográficas exclusivas, assim como concessões diferenciadas.
O Porto de São Francisco do Sul, localizado na Baía da Babitonga, litoral norte, distante 190 km de Florianópolis, é um porto de águas profundas e bem abrigado. As profundidades variam de 8 a 11 metros nos seus quatro berços e 11 metros no canal de navegação, que tem 9,3 km de extensão. O porto é atendido pela ferrovia ALL - América Latina Logística, pela BR-280 e fica cerca de 40 km da BR 101. O porto tem como concessionária a APSFS - Administração do Porto de São Francisco do Sul, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joinville. As principais cargas movimentadas no porto são:
- soja, farelo de soja e óleo de soja (armazenados nas instalações em granéis sólidos); e
- carga geral em contêineres.
O Porto de São Francisco do Sul é o 4º porto brasileiro no complexo de soja e o 5º porto do Brasil em movimentação de contêineres.
O Porto de Itajaí fica no litoral centro, a uma distância de 110 km de Florianópolis, na foz do Rio Itajaí-Açu. Tem profundidade de 9,5 metros em seus quatro berços e 9,9 metros no canal de acesso de 3,2 km. A BR 101, que corta o município, facilita o acesso ao porto, tendo três acessos distintos. A concessão é da Administradora Hidroviária Docas Catarinense (ADHOC), vinculada à Prefeitura Municipal de Itajaí. A 14 km opera a EADI - Estação Aduaneira de Interior, administrada pela Portobello. As principais cargas movimentadas no porto são:
- carga geral em contêineres; e
- carga refrigerada em contêineres.
O Porto de Itajaí é o 3º porto brasileiro com maior movimento e o 1o porto brasileiro com carga refrigerada em contêineres, possuindo o maior conjunto de armazéns refrigerados dos portos do Brasil.
O Porto de Imbituba está localizado no litoral sul, a 90 km de Florianópolis. É um porto de enseada e não necessita de canal de acesso. As profundidades no porto são de 9,5 metros, nos três berços convencionais; e 8 a 9 metros na rampa para navios tipo roll-on roll-off. O Porto de Imbituba é atendido pela FTC - Ferrovia Tereza Cristina e pela BR 101, distante 6 e 6,5 km pelos acessos Sul e Norte. O porto de Imbituba tem a única concessionária privada do Brasil, CDI - Companhia Docas de Imbituba. A ZPE - Zona de Processamento de Exportação de Imbituba - está a 6 km do porto. As principais cargas movimentadas no porto são:
- produtos químicos e fertilizantes;
- coque (derivado de carvão); e
- congelados e açúcar.
O Porto de Laguna está situado no litoral sul, a 110 km da Capital do Estado. É um porto lacustre, localizado na Lagoa de Santo Antônio. A profundidade no porto é de 6 metros, com um canal de acesso de 8 a 9 metros e 1,95 km de extensão. O Porto de Laguna está a 8 km da BR-101. O porto é operado pelo Governo Federal por intermédio da Administração do Porto de Laguna vinculado à CODESP - Cia Docas do Estado de São Paulo. É um porto pesqueiro e movimenta pescado e gelo produzidos na fábrica do próprio porto.
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