Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
ViaCiclo - Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis

Caminhos do Sertão Cicloturismo

TJ Motos

Revista Bicicleta

FITZZ | e-bikes

Bike Anjo

Park Bikes

Everbike


Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu



Localização do Circuito do Vale Europeu


    

Data:

25/01/2011

Fonte:

www.circuitovaleeuropeu.com.br

Fonte da imagem:

www.circuitovaleeuropeu.com.br

TAGs:

bicicleta, cicloviagem, Vale Europeu, cicloturismo

Editoria:

Bicicleta


Atualização: 25/01/2011



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* Bicicletada em Florianópolis



* Ciclovias em Florianópolis e Região



* Conheça nosso acervo de links e leitura sugeridas sobre bicicletas



* Museu da Bicicleta de Joinville - MuBI



* Bicicletários em Florianópolis





Este é o primeiro roteiro no Brasil planejado especialmente para ser percorrido de bicicleta. O trajeto foi traçado de forma a fugir das estradas de asfalto, priorizando assim as estradinhas de terra mais bonitas e tranqüilas. Todas as distâncias, relevo, atrativos culturais e ecológicos foram pensados de forma que o cicloturista tire o máximo proveito de sua estadia no Vale Europeu.

O Circuito tem um total de 300km com início e término na cidade de Timbó-SC, a cerca de 30km de Blumenau. O percurso pode ser dividido em parte alta e parte baixa. A parte baixa acompanha o vale dos rios, indo de Timbó até Rodeio. Possui subidas e descidas, é claro, mas retorna sempre a uma altitude pouco maior do que a do nível do mar. Por estas características de relevo, pode ser feito por pessoas que possuam um condicionamento físico razoável e uma certa experiência com bicicleta.

Já na parte alta, o Circuito sobe a serra em direção às represas, que ficam a cerca de 700m de altitude. É uma região um pouco mais isolada, onde a natureza está muito presente. São freqüentes os trechos em que a estradinha estreita se embrenha na mata e permite que o cicloturista fique muito próximo dos pássaros e outros pequenos animais. O relevo é mais acentuado e exige um bom preparo físico para enfrentar alguns desafios como os longos trechos de subida, e uma certa experiência em cicloturismo, uma vez que o roteiro cruza locais menos habitados.



Acesse a página do Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu