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Em Uberlândia um exemplo de acessibilidade no sistema de transporte coletivo



Rampa de acesso no principal terminal da cidade.




Data:

16/09/2011

Fonte:

Adapatado do site da Acessibilidade Brasil

Fonte da imagem:

www.sigaessaideia.org.br

TAGs:

NE, transporte adaptado, Uberlândia, necessidades especiais

Editoria:

Necessidades Especiais


Atualização: 16/09/2011



 

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Em Uberlândia, uma série de medidas estão em operação desde 2008, facilitanto a acessibilidade para portadores de necessidades especiais no transporte coletivo da cidade. A ação da comunidade nese processo e a utilização dos meios tecnológicos são os pincipais atores neste processo.

VEÍCULOS ADAPTADOS
Boa parte da frota de ônibus possui elevador, fato que possibilita a fácil entrada da pessoa com deficiência no ônibus, sem que precise de alguém para auxiliar. Hoje, em cada linha, há um veículo com este recurso.

INCLUSÃO DO ACOMPANHNTE
A fiscalização também é eficiente, feita por cartões eletrônicos, que são distribuídos as pessoas com deficiência e ao acompanhante. O acompanhante pode utilizar o cartão mesmo que não esteja o beneficiário. Exemplo: A mãe poderá deixar seu filho na escola, voltar para casa, e buscá-lo, sem ter que pagar nada por isso.

CORREDORES EXCLUSIVOS
Outra conquista acessível é o corredor de ônibus da avenida João Naves de Ávila que tem aproximadamente oito quilômetros, e liga o terminal Central ao Santa Luzia. O corredor atende cerca de 60 mil passageiros por dia, mas possui capacidade para 120 mil.

TECNOLOGIA E ITINERÁRIOS INTELIGENTES
A Interação tecnológica implica na autooperação de terminais de recarga de bilhetes e de caixas bancários eletrônicos. Isto possibilita o acesso, em tempo real, do serviço de transporte público guiado por GPS, e às informações institucionais. Das 13 estações do trajeto, três são de transferência, modalidade que permite a conexão com os bairros sem passar pelo terminal Central.

DISPONIBILIDADE DA FROTA
Além disso, outro aspecto importante é a disponibilidade uma frota de cinqüenta vans. Por dia esses veículos transportam em média setecentos passageiros. Cerca de vinte por cento dessas vagas são destinadas as pessoas com deficiências.


ARTICULAÇÃO DA SOCIEDADE
Todos esses avanços são frutos do programa de acessibilidade de Uberlândia, que tem como carro chefe à articulação da sociedade civil com o poder público, isto demonstra o poder político das alianças entre Associações, Conselhos, Ministério Público e Governos.



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