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Data:

19/05/2013

Fonte:

Vá de Bike | Willian Cruz | Última atualização 06/05/2013

Fonte da imagem:

www.vadebike.org

TAGs:

segurança, dicas, bicicletas, bikes, trancas

Editoria:

Bicicletas


Atualização: 19/05/2013



 

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Veja nesse vídeo como foi fácil cortar o cabo de aço que prendia a bicicleta, no centro de São Paulo. O ladrão levou apenas 36 segundos e usou um alicate pequeno. O vídeo foi publicado pelo Daniel Guth. A edição é da nossa colega Rachel Schein.



Um cabo de aço mais grosso teria apenas aumentado o tempo em mais alguns segundos. Na melhor das hipóteses, seria necessário outro tipo de alicate.

Trancando bem

Às vezes acho que perco tempo demais trancando e destrancando a bicicleta quando paro em algum lugar. Mas aí penso que é melhor perder alguns minutos do que perder a bicicleta.

Como as rodas e o selim da minha bicicleta têm blocagem (aquele "quick release" nas rodas e selim, para retirá-los sem precisar de ferramenta), uso sempre uma u-lock conjugada com um cabo de aço. Com a u-lock, prendo o quadro e a roda traseira. Com o cabo, prendo a roda dianteira e o selim, passando por dentro do quadro.

Para prender assim, junto com o selim, o cabo de aço precisa ser um pouco mais longo. Se o seu não alcançar, retire o selim e coloque-o no chão, ao lado da bicicleta. O cabo é passado pelos trilhos do selim.

U-lock

A trava em formato de U (em amarelo nessa foto) não é infalível, mas aumenta e muito a segurança da bicicleta. É bem mais difícil de abrir que um cabo de aço tradicional. Conjugando os dois tipos de trava, o meliante precisará de mais de uma ferramenta para conseguir levar a bicicleta e provavelmente acabará desistindo.

De qualquer forma, não é recomendável deixar a bicicleta muito tempo estacionada no mesmo local sem supervisão, como por exemplo uma noite inteira na rua. Com tempo suficiente, o ladrão abre até cofre.

Travas de blocagem

Na verdade essas fotos são de alguns anos atrás. Atualmente, minha bicicleta tem uma blocagem com "segredo" no selim, o que me permite deixar o cabo de aço sem passar por ele.

O tal segredo eu posso contar: ela só abre se a bicicleta estiver a pelo menos 90 graus em relação ao solo. Como a bicicleta trancada de forma correta só poderá ser levantada assim se for destrancada, seria preciso soltar a bicicleta toda para conseguir retirar o selim.

Há outros tipos de blocagem segura, alguns com chaves especiais para abrir e únicas para cada conjunto. Mas ainda assim eu continuaria usando duas travas.

Dica: Se você estiver só com uma u-lock e precisar trancar uma bicicleta com blocagens, solte a roda dianteira e o selim e coloque-os ao lado da roda traseira. Passe a u-lock pelas duas rodas mais o trilho do selim, por dentro do triângulo traseiro do quadro.



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