Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
MObfloripa | Agenda

FITZZ | e-bikes

Biguaçu - Campanha Sustentabilidade


Trilha, o que levar e o que vestir?







Data:

02/08/2016

Fonte:

Trekking Brasil | trekkingbrasil.com

Fonte da imagem:

zazzle.com.br

TAGs:

Pedestres, Trilha, Caminhada, Dicas

Editoria:

Pedestre


Atualização: 02/08/2016



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* Regras para a sobrevivência do pedestre - ABRASPE



* Trilhas: Volta ao Morro das Aranhas - Costão do Santinho



* Walk21 - um portal a favor do pedestre



* Principais trilhas de Florianópolis



* Trilhas: Caminho da Costa da Lagoa ao Canto dos Araçás





Algumas pessoas que eu vejo caminhando por aí ou mesmo em vídeos de trilhas não tem muita noção de como se vestir e o que levar para um dia de caminhada, pensando em ajudar esses caminhantes de primeira trilha eu resolvi escrever algumas recomendações de roupas, alimentos e acessórios para levar em um dia de trilha.



Roupas para usar na trilha



Muita gente acaba vestindo roupas inadequadas para a atividade, como: calças jeans ou blusas de malha. O ideal para uma caminhada em floresta ou campo é usar roupas leves e que deixem o corpo transpirar sem dificuldades, para isso recomenda-se o uso de calças ou bermudas de tactel, calças de ginástica (para as mulheres, ok?), blusas de dry-fit (como as de futebol ou de corrida), tops e um boné.



Por que não usar blusas de malha? Para trilhas curtas elas não são um problema tão grande assim, mas em dias de calor elas podem atrapalhar muito. Em locais frios são totalmente inadequadas. As blusas de algodão quando molhadas (por suor ou mesmo chuva) demoram a secar e assim roubam o calor do corpo, resfriando a pessoa, o que pode ser muito perigoso em um local com temperaturas mais baixas. Já as blusas de dry-fit deixam o suor evaporar melhor e secam mais rápido, mantendo um equilíbrio melhor da temperatura do corpo.



Leve na mochila um anorak ou uma capa de chuva para evitar ser surpreendido por alguma mudança de tempo.



Calçados



Para maioria esmagadora dos praticantes de trilha de fim de semana um bom par de tênis confortável e com um solado anti-derrapante dá conta do trabalho, porém se a sua trilha for com mochila cargueira, em terreno muito acidentado ou no frio recomenda-se o uso de botas específicas para trilha, elas te darão mais estabilidade, aderência e segurança para caminhar com o peso extra nas costas e por um terreno ruim.



Evite chinelos ou tênis velhos demais, preocupe-se com a proteção dos tornozelos e com a aderência. O chinelo pode ir dentro da mochila para ser usado quando você estiver fora da trilha, voltando pra casa.



Algumas pessoas tem em mente que as botas militares, também conhecidas como coturnos, são boas opções para usar em trilha. Quando eu comecei no trekking durante a minha adolescência eu pensava do mesmo modo. Mas essas botas são pesadas, duras e nada confortáveis, além disso caso você venha a molhar os pés (seja com água ou por excesso de suor) será necessário tirar a bota e secar bem os pés, já que essas botas não eliminam a água (na maioria dos modelos acessíveis normalmente). O que pode virar uma grande dor de cabeça pois facilita o aparecimento de bolhas…



Já que estamos falando de calçados para trilha vamos comentar também sobre as meias, evite usar meias de algodão para caminhadas um pouco mais longas (isso inclui até mesmo caminhadas de meio ou de um dia inteiro). Essas meias retém o suor dos pés e ficam molhadas, aumentando o atrito e gerando bolhas. Existem meias próprias para trilha, elas podem ser compradas em lojas de material de montanhismo, para uma pessoa que faz trilhas nos fins de semana um ou dois pares está bom.



Mochila



Use pequenas mochilas para carregar seu anorak, lanches, água… Nada de carregar as coisas nas mãos ou usar sacolas. Algumas pessoas costumam levar uma muda de roupa extra para usar na volta caso elas se sujem durante o caminho. Uma mochila normal que aguente o material necessário dá conta do recado para quem faz trilhas curtas e próximo de casa. Se o seu caso exigir o uso de mais equipamentos pense em escolher uma mochila adequada, você encontra diversos modelos específicos em lojas de equipamentos para montanhismo.



O que levar para uma trilha de um dia?



A lista básica de itens que você deve levar para uma caminhada de até um dia e em local não muito distante da sua casa é:




  •  Protetor solar e repelente

  •  Boné ou chapéu

  •  Óculos escuros

  •  Lanterna de mão ou de cabeça – pequenas e com pilhas reservas

  •  Lanches (doce e salgado)

  •  Água no mínimo 1,5L, a menos que existam fontes limpas no caminho – tenha certeza quanto a qualidade da água das fontes, ou leve Clorin (um comprimido de cloro que purifica a água)

  •  Chinelo (pra volta – isso é pessoal e opcional)

  •  Anorak ou capa de chuva

  •  Um pequeno kit de primeiros socorros

  •  Celular (bom em situações de emergência)

  •  Câmeras pra registrar o passeio

  •  Disposição e bom humor – esses são fundamentais



Clique aqui para saber mais