Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
TJ Motos

Revista Bicicleta

ViaCiclo - Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis

FITZZ | e-bikes

Everbike

Caminhos do Sertão Cicloturismo

Bike Anjo

Park Bikes


Projeto cultiva uma melhor convivência entre ônibus e bicicletas [leitura]







Data:

09/09/2009

Fonte:

Blog Vá de Bike! | vadebike.org Vá de Bike! | vadebike.org

Fonte da imagem:

Blog Vá de Bike!

TAGs:

bicicleta, ciclista, trânsito, educação no trânsito

Editoria:

Bicicleta


Atualização: 04/01/2011



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* Bicicletada em Florianópolis



* Ciclovias em Florianópolis e Região



* Conheça nosso acervo de links e leitura sugeridas sobre bicicletas



* Museu da Bicicleta de Joinville - MuBI



* Bicicletários em Florianópolis





Multiplicadores de todas as empresas de ônibus da cidade de São Paulo participaram, em junho, do curso "Motoristas convivendo com bicicletas", que tem por objetivo mostrar que é possível uma convivência pacífica no trânsito e reduzir o número de acidentes envolvendo ônibus e bicicletas.

No curso, o cicloativista André Pasqualini falou sobre diversos assuntos relacionados à convivência entre ônibus e bicicletas nas ruas, passando por legislação, estatísticas, comportamentos dos ciclistas, situações de risco e como evitá-las, a convivência entre ônibus e bicicletas lá fora e outros assuntos pertinentes.

Longe de ser uma palestra-reclamação, o curso esclareceu ao motorista como é a vida de um ciclista, o que ele pensa e por que ele está ali, pedalando na frente do ônibus e tendo certas ações e reações, além de mostrar atitudes simples que o motorista pode ter para proteger aquela vida que está ali, equilibrada fragilmente em duas rodas sem motor.

André ainda levou os motoristas para dois passeios em bicicleta para experimentar a realidade de um ciclista nas ruas. No primeiro, virtual, durante o curso, exibiu um vídeo onde se acompanha de perto o percurso de três ciclistas ao trabalho, cada qual com um perfil e atitudes diferentes no trânsito. O segundo, real, na prática, consistiu em uma volta de bicicleta pelas ruas do entorno do Parque do Ibirapuera.

Segundo Pasqualini, o curso já vinha sendo montado há bastante tempo e, depois de longa negociação com a Prefeitura e graças à ajuda da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, finalmente foi possível organizar com a SPTrans a realização do evento.

É importante ressaltar que esse é um curso para multiplicadores de todas as empresas de ônibus, previamente cadastrados para o evento, que repetirão as informações recebidas ali para cerca de 60 mil motoristas e cobradores de toda a cidade.

O curso, que aconteceu na Umapaz, no Parque do Ibirapuera, é uma iniciativa do site CicloBR, com o apoio das Secretarias Municipais do Verde e do Meio Ambiente e de Transportes, da SPTrans, do Instituto Parada Vital e da Porto Seguro. E conta com os aplausos de todos nós.

FONTE: + Vá de bike! +



Acesse o artigo publicado na página + Vá de bike! +.