Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
Bike Anjo

Revista Bicicleta

Everbike

Park Bikes

TJ Motos

ViaCiclo - Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis

FITZZ | e-bikes

Caminhos do Sertão Cicloturismo


Conheça as Bicimáquinas



Modelo de bicimáquina - liquidificador




Data:

04/06/2010

Fonte:

ONG Maya Pedal

Fonte da imagem:

ONG Maya Pedal

TAGs:

bicimáquinas. bicicleta, Guatemala

Editoria:

Bicicleta


Atualização: 01/02/2011



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* Bicicletada em Florianópolis



* Ciclovias em Florianópolis e Região



* Conheça nosso acervo de links e leitura sugeridas sobre bicicletas



* Museu da Bicicleta de Joinville - MuBI



* Bicicletários em Florianópolis





A ONG Maya Pedal, da Guatemala, criou uma lavadora, um liquidificador, uma desgranadora e até um moinho que funcionam com "a energia do pedal". Estas engenhosas máquinas são construídas a partir de peças de bicicletas usadas, concreto, madeira e metal, permitindo que habitantes de zonas rurais e pessoas de recursos escassos tenham acesso a itens e maquinaria para o trabalho diário. A Maya Pedal contribui desta forma com o desenvolvimento de povoados com poucos recursos, proporcionando-lhes itens econômicos e ecológicos.

São muitas as organizações e pessoas que estão se beneficiando na Guatemala com os inventos da ONG Maya Pedal; por exemplo, graças ao uso do bicimoinho e a desgranadora, a Associação Campesina San Andrés de Itzapa trabalha para melhorar a produção de concentrados de vegetais orgânicos, e além disso tem a capacidade para produzir xampu usando a biciliquidificador.

José Marroquín, o inventor de 14 bicimáquinas, assegurou a BBC Mundo que seu invento mais popular é o moinho desgranador, o qual tem a capacidade de desgranar de 12 a 15 quintais diários. Também inventou um bicigerador que permite recarregar uma bateria e utizar até três lâmpadas de baixo consumo por três horas.

Marroquín inclusive compartilha sua técnica com estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachussets, como conta a nota da BBC [Veja a reportagem em: http://news.bbc.co.uk/hi/spanish/forums/newsid_7966000/7966579.stm.

As atividades da Maya Peral não apenas beneficiam a quem recebe os itens fabricados, porque sua matéria prima são bicicletas recicladas, retirando do circuito de carroceiros e lixeiros as estruturas metálicas das bicicletas, que de outro modo seriam convertidas em material contaminante. Finalmente, as bicicletas recicladas por esta OBG se transformam em bicimáquinas, triciclos e um suporte para projetos eco-sustentáveis em zonas rurais.

Oportunidade para todos

Qualquer pessoa ou organização com interesse em construir estes itens pode fazê-lo. A Maya Pedal colocou em seu portal arquivos PDF com as instruções para construir os itens e ainda oferece planos em 3D que podem ser analisados com o programa gratuito Sketchup do Google [acesso ao software da Google em: http://sketchup.google.com/].

A Maya Pedal oferece a oportunidade a voluntários para participar da construção de bicicletas e bicimáquinas, participando do processo de corte, polição, soldadura, armação, pintura e instalação de todas as partes que são necessárias para armar os aparatos. Além disso, os voluntários participam na capacitação de comunidades rurais, ajudando-lhes a utilizar as bicimáquinas para suas atividades produtivas.


...

DATA: 17/09/2010
FONTE: http://riwersun.spaces.live.com
IMAGEM: http://www.mayapedal.org
TAGS: meio ambiente, bicimáquinas, sustentabilidade
Divulgação: www.mobfloripa.com.br



Conheça a ONG Maya Pedal