Algumas cidades são tão bem planejadas e administradas que não precisam de carros.
Data: 12/10/2011
Fonte: Portal Como tudo Funciona
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TAGs: mbilidade urbana, pedestrismo, walkscore
Editoria: Pedestre
Atualização: 12/10/2011
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Carros são uma grande parte da cultura americana: em média, uma casa americana tem 2,2 carros, 10% a mais do que o começo dos anos 1990 e 70% a mais desde 1955. Faz sentido, já que o panorama suburbano aumentou bastante desde os anos 50. Dos 60 bilhões de dólares que o Congresso gasta todos os anos em transportes, apenas 1,5% (cerca de 3 dólares por americano) vai para projetos ciclísticos ou de pedestres [fonte: Walk Score]. Parece que carros e estradas são prioridade. Algumas cidades dos Estados Unidos, no entanto, apostam em outra tendência.
A Brookings Institution, uma organização sem fins lucrativos de políticas públicas e pesquisas, recentemente avaliou 30 cidades americanas e sua capacidade para pedestres. O Walk Score também pesquisou e classificou 40 cidades baseadas em suas preocupações com os pedestres. O conceito não avalia só as calçadas das cidades. Claro, isso facilita, mas pense bem: se não há empregos locais, lojas ou entretenimento, ou se o índice de criminalidade é alto, as pessoas vão evitar colocar os sapatos no asfalto. O layout da cidade é apenas o começo. Cidades de pedestres adotam ideias sustentáveis do Novo Urbanismo: empreendimentos de uso misto, planejamento urbano de alta densidade e um centro que seja desenhado para o trânsito (de transporte público, carros, bicicletas e pedestres).
Vamos ver cinco grandes áreas metropolitanas que estão um passo à frente de outras cidades americanas.
Denver
Denver pode não ficar no topo do ranking do Walk Score - ficou com 66 pontos de 100 - mas está chegando lá. Até o começo dos anos 1980, Denver não tinha nenhum lugar urbano regional apto para pedestres, o que significa que o centro da cidade era estritamente profissional e não atraía as pessoas com uma mistura de moradia, empregos, comércio e entretenimento. Hoje a cidade tem quatro áreas com 90 pontos ou mais no ranking de pedestres, incluindo Cherry Creek, Capitol Hill, Golden Triangle e Lodo. 43% dos habitantes de Denver moram numa área com 70 pontos ou mais, e apenas 19% moram em áreas dependentes de carros [fonte: Walk Score].
Como a cidade faz tudo isso acontecer? Denver é um exemplo de como um sistema abrangente de transporte público pode mudar o panorama de uma cidade. Lugares urbanos para pedestres estão se expandindo, assim como o sistema de trens da cidade.
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