Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
MObfloripa | Guia

FITZZ | e-bikes

MIX Rocha

Everbike

PLAMUS


Acidentes com motociclistas quase dobra em quatro anos



Maiores causas dos acidentes são o aumento da frota de motos no Brasil, o consumo de bebidas alcoólicas e o excesso de velocidade.




Data:

20/06/2012

Fonte:

Folha Online.

Fonte da imagem:

Divulgação

TAGs:

Brasil, moto, acidente, fiscalização, denatran

Editoria:

Brasil


Atualização: 20/06/2012



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* Metrô no Brasil é 7 vezes mais caro que na Argentina e México



* Após redução do IPI, vendas de veículos sobem 11,5% em maio



* Risco de acidente sobe 23 vezes com uso de celular ao volante



* Acidentes com motociclistas quase dobra em quatro anos



* Brasil irá investir US$ 16 milhões em desenvolvimento sustentável





Levantamento divulgado nesta quarta-feira pelo Ministério da Saúde aponta que o custo de internações por acidentes com motociclistas pagas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em 2011 foi 113% maior do que em 2008, passando de R$ 45 milhões para R$ 96 milhões.

O crescimento dos gastos acompanha o aumento das internações, que passaram de 39,4 mil para 77,1 mil no período --aumento de 95%.

"O Brasil está definitivamente vivendo uma epidemia de acidentes de trânsito e o aumento dos atendimentos envolvendo motociclistas é a prova disso. Estamos trabalhando para aperfeiçoar os serviços de urgência no SUS, mas é inegável que esta epidemia está pressionando a rede pública", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O número de mortes em acidentes com motos aumentou 21% nos últimos anos --de 8.898 em 2008 para 10.825 óbitos em 2010. Com isso, a taxa de mortalidade cresceu de 4,8 óbitos por 100 mil habitantes para 5,7.

No mesmo período, os óbitos em acidentes em geral subiram 12% --de 38.273 para 42.844.

A elevação dos acidentes envolvendo motociclistas fez com que, pela primeira vez nos registros do ministério, a taxa de mortalidade deste grupo superasse a de pedestres (5,1) e a de outros veículos (5,4), como carros, ônibus e caminhões.

Os dados divulgados apontam que os jovens são as principais vítimas: cerca de 40% dos óbitos estão entre a faixa etária de 20 a 29 anos. O percentual cresce para 62% entre 20 a 39 anos e chega a 88% na faixa etária de 15 a 49 anos.

Além disso, as vítimas são predominantemente homens --em 2010, representaram 89% das mortes de motociclistas.

O levantamento foi feito com base no nas internações por acidentes de trânsito a partir do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH).

"O Ministério da Saúde vem melhorando a coleta de dados e qualificando as informações juntamente com as secretarias estaduais e municipais de saúde. Com a ajuda das delegacias, dos institutos médicos legais e dos hospitais, é possível qualificar mais a informação e fazer um melhor diagnóstico da situação dos acidentes, e assim, atuar com políticas públicas pontuais", diz a diretora de Análise de Situação em Saúde do ministério, Deborah Malta.

FROTA

Além do crescimento de fatores de risco importantes como excesso de velocidade e consumo de bebida alcoólica antes de dirigir, Malta lembra o crescimento da frota de veículos como fator para o aumento do número de acidentes.

Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o número de veículos registrados cresceu 16% entre 2008 e 2010, passando de 54,5 milhões para 65,2 milhões. Considerando apenas a frota de motocicletas, o aumento foi de 27%.



Acesse essa notícia direto da fonte.