Tvi 24: Deco cria portal para queixas dos transportes públicos |
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Data:11/02/2016Fonte:Tvi 24Fonte da imagem:Recorte digital de tvi24.iol.ptTAGs:ônibus, passageiros, transportes, queixas, mobilidade urbana, DecoEditoria:Transporte PúblicoAtualização: 11/02/2016imprimir artigo enviar por e-mail * Transporte público urbano como direito social: Veja o artigo da Dep. Erundina * Opinião: Ticen ou Terminal Cidade de Florianópolis * Especialista defende subsídios para melhorar serviço de transporte público * Move oferece conforto e rapidez, mas ainda há filas, superlotação e baldeação * Brasil terá ônibus elétricos com 'DNA' chinês |
A associação de defesa do consumidor Deco lançou nesta quinta-feira um portal onde os usuários dos transportes públicos podem apresentar queixa sobre o serviço e assinar uma carta de princípios que reivindica a harmonização da legislação no setor. Segundo a Deco, os atrasos, os cancelamentos, a supressão de horários e percursos e os preços elevados são as queixas mais frequentes de quem anda de transportes públicos. Contudo, o número de queixas dos consumidores é “muito reduzido” nos diferentes modos de transporte (rodoviário, ferroviário, marítimo/fluvial), disse à agência Lusa a jurista da Deco Carla Varela. Carla Varela aponta como razões para esta situação os passageiros desconhecerem os seus direitos, a “inexistência de um mecanismo de queixa rápida, acessível e eficiente”, o valor do título de transporte não ser suficiente para o usuário reclamar “ou até a consciência de que os operadores não têm obrigações especiais perante o passageiro”. Continue lendo esta notícia direto da fonte... |