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Tvi 24: Deco cria portal para queixas dos transportes públicos







Data:

11/02/2016

Fonte:

Tvi 24

Fonte da imagem:

Recorte digital de tvi24.iol.pt

TAGs:

ônibus, passageiros, transportes, queixas, mobilidade urbana, Deco

Editoria:

Transporte Público


Atualização: 11/02/2016



 

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A associação de defesa do consumidor Deco lançou nesta quinta-feira um portal onde os usuários dos transportes públicos podem apresentar queixa sobre o serviço e assinar uma carta de princípios que reivindica a harmonização da legislação no setor.



Segundo a Deco, os atrasos, os cancelamentos, a supressão de horários e percursos e os preços elevados são as queixas mais frequentes de quem anda de transportes públicos.



Contudo, o número de queixas dos consumidores é “muito reduzido” nos diferentes modos de transporte (rodoviário, ferroviário, marítimo/fluvial), disse à agência Lusa a jurista da Deco Carla Varela.



Carla Varela aponta como razões para esta situação os passageiros desconhecerem os seus direitos, a “inexistência de um mecanismo de queixa rápida, acessível e eficiente”, o valor do título de transporte não ser suficiente para o usuário reclamar “ou até a consciência de que os operadores não têm obrigações especiais perante o passageiro”.



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