Carta Capital: Para desafogar o trânsito, Brasil deve investir 235 bilhões de reais |
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Data:17/02/2016Fonte:Carta CapitalFonte da imagem:Recorte digital de cartacapital.com.brTAGs:congestionamentos, ônibus, VLT, economia, metrô, infraestruturaEditoria:TrânsitoAtualização: 18/02/2016imprimir artigo enviar por e-mail * Trânsito do Centro da Capital sofre alterações nesta segunda quinzena de outubro. * Código de trânsito pode ficar mais severo * Experimente fazer o teste de mitos do trânsito proposto pelo G1 * TRÂNSITO: Novembro tem curso do DENATRAN em São José * TRÂNSITO: Prefeitura discute com entidades a revitalização da Edu Vieira |
Segundo estudo da Firjan, tempo perdido pelos trabalhadores em congestionamentos gera prejuízo de 111 bilhões de reais à economia Não se trata apenas de um transtorno no dia a dia de quem precisa circular pelas grandes e médias cidades brasileiras. Os congestionamentos frequentes e crescentes reduzem a competividade do País. O tempo perdido pelos trabalhadores no trânsito, aponta um estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, gera um prejuízo de 111 bilhões de reais à economia. E a tendência é de piora, dada a redução nos investimentos previstos do governo federal, estados e municípios. Falta dinheiro e sobra demanda. Segundo um levantamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, são necessários 235 bilhões de reais em linhas de metrô, corredores expressos de ônibus e Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), entre outros, para minimizar a paralisia nas principais regiões metropolitanas. Equacionar esse problema não será fácil, diz Paulo Resende, coordenador do núcleo de logística da Fundação Dom Cabral. Enquanto os custos sobem, a capacidade de financiamento dos projetos torna-se mais difícil, por conta da escassez de recursos. Segundo Resende, 40% do custo logístico está atrelado ao transporte de longa distância, primordialmente realizado por meio de rodovias, por onde circulam cerca de 60% das mercadorias produzidas. Continue lendo esta notícia direto da fonte... |