Agência Câmara Notícias: Subvenção do transporte democratiza uso das vias públicas, diz empresário |
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![]() Data:25/02/2016Fonte:Agência Câmara NotíciasFonte da imagem:Recorte digital de camara.leg.brTAGs:transporte, ônibus, carroEditoria:Transporte PúblicoAtualização: 25/02/2016![]() imprimir artigo ![]() enviar por e-mail ![]() * Transporte público urbano como direito social: Veja o artigo da Dep. Erundina * Opinião: Ticen ou Terminal Cidade de Florianópolis * Especialista defende subsídios para melhorar serviço de transporte público * Move oferece conforto e rapidez, mas ainda há filas, superlotação e baldeação * Brasil terá ônibus elétricos com 'DNA' chinês |
O presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Vieira da Cunha Filho, afirmou em audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (24), que a subvenção do transporte público pela Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide-Combustíveis) democratiza o uso das vias públicas. “O automóvel hoje é um privilegiado na ocupação do espaço urbano: 75% das vias são ocupadas por eles, mas carrega apenas 20% dos usuários, enquanto o transporte coletivo, que ocupa 20% do espaço urbano, transporta 70% da população”, destacou Otávio Vieira. Ele participou de reunião da comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 159/07 e apensadas. Essa PEC inclui a comercialização e a importação de biocombustíveis e seus derivados entre os itens sobre os quais incide a Cide-Combustíveis. Uma das propostas apensadas, a PEC 179/07, prevê a destinação da Cide-Combustíveis ao subsídio de programas de transporte coletivo urbano para a população de baixa renda em cidades com mais de 50 mil habitantes. Segundo o presidente da NTU, a proposta visa “dar prioridade para o transporte público em detrimento do transporte particular” com os recursos da Cide. A audiência teve como objetivo discutir justamente o financiamento, por meio da Cide-Combsutíveis, de programas de subsídio às tarifas de transporte coletivo para a população de baixa renda. Transporte individual “Temos tempo perdido que afeta o custo operacional. Isto é uma decorrência de quanto o Poder Executivo, ao longo dos últimos 50 anos, trabalhou efetivamente para dar toda prioridade ao transporte individual”, destacou Ailton. De autoria do deputado Assis do Couto (PMB-PR), a PEC inclui a comercialização e a importação de biocombustíveis e seus derivados entre os itens sobre os quais incide a Cide. Sustentabilidade “Com a redução do uso do automóvel nós estaremos, automaticamente, contribuindo com a redução da poluição e com a melhoria do meio ambiente. Há ganhos ambientas com essa proposta”, disse Otávio Vieira. Relator da comissão especial, o deputado Mário Negromonte Jr. (PP-BA) ressaltou ponto discutido na audiência pública realizada na terça-feira (23): as estradas são um problema atual, mas o transporte público é o problema número um a ser resolvido. Além disso, questionou o nível de subsídio considerado suficiente para ofertar um transporte de qualidade. Em resposta, o presidente da NTU alertou que, hoje, o recurso anual está em torno de R$ 20 bilhões “e o preço ao passageiro poderia cair que é o que se deseja que a população não pague o custo integral de serviço”. Tramitação Reportagem – Clara Sasse Acesse essa notícia direto da fonte ![]() |
