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PMF: IPUF discute intervenção no bairro José Mendes







Data:

29/02/2016

Fonte:

Prefeitura de Florianópolis

Fonte da imagem:

Recorte digital de pmf.sc.gov.br

TAGs:

José Mendes, IPUF, Obras, Pedestres, Ciclivias, Zona 30, velocidade

Editoria:

Mobilidade Urbana


Atualização: 29/02/2016



 

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Durante a reunião foram apresentadas propostas à comunidade



Projeto de requalificação do eixo viário principal na orla do bairro José Mendes foi apresentado e discutido por técnicos da Prefeitura e membros da comunidade local na Escola Estadual Jurema Cavallazzi. Durante o evento, nesta quarta-feira (24), foram apresentados o projeto original e as suas complementações, baseadas em sugestões encaminhadas pelos moradores na reunião anterior, realizada em 11 de janeiro.



A área de abrangência do projeto é constituída pela faixa de orla marítima localizada basicamente entre os elevados da Prainha e do Saco dos Limões, concentrando-se no eixo viário principal composto pelas ruas Silva Jardim, José Maria da Luz e Professora Maria Júlia Franco.  Além das imagens e detalhes técnicos do sistema viário apresentados pela equipe do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), a reunião contou com as explanações e encaminhamentos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Secretaria Municipal de Obras e PROSUL, empresa contratada para desenvolver o projeto executivo.



A proposta, que será incorporada às benfeitorias do Anel Viário Central de Florianópolis, tem entre os seus objetivos viabilizar a conexão do sistema cicloviário da avenida Beira-mar Norte ao da Via Expressa Sul. Alguns representantes de grupos de ciclistas que estiveram presentes deram suas contribuições relativas a este trajeto, que completará futuramente o ‘Anel Cicloviário Volta ao Morro'.



O projeto pretende preservar e revitalizar a área nos seus potenciais urbanísticos, ambientais, socioculturais, econômicos e paisagísticos, já que hoje o bairro José Mendes contempla a única faixa de orla sem aterro da região Central de Florianópolis, desde a Ponta do Coral até o manguezal do Rio Tavares. A paisagem exuberante vista do bairro reforça sua qualidade de Via Panorâmica.



Deste modo, a intervenção prevê o alargamento e a criação de passeios acessíveis, travessias elevadas para o pedestre, ciclovias e passeios compartilhados, alteração do fluxo de veículos motorizados com um binário entre as ruas Silva Jardim (fluxo Centro-bairro) e Professora Maria Júlia Franco (fluxo bairro-Centro) e a implantação de Zona 30 (redução da velocidade dos veículos para 30 km/h).



Essa concepção promove a convivência das pessoas nos espaços públicos, por meio de uma ambiência urbana mais qualificada e segura, priorizando  pedestres e ciclistas, conforme preconiza a Política Nacional de Mobilidade Urbana (lei 12.587/12).



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