Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
MObfloripa | Guia

Everbike

MIX Rocha

PLAMUS

FITZZ | e-bikes


SEGS: Ford premia aplicativo de compartilhamento de rotas em desafio de mobilidade na Europa



Desafio da Ford propôs a 'gamificação' como meio de criar uma solução envolvente, inovadora de manter os usuários de transporte movendo-se de forma transparente e livre de estresse.




Data:

06/03/2016

Fonte:

www.segs.com.br

Fonte da imagem:

www.newsauto.pl

TAGs:

ford, desafio, tecnologia, app

Editoria:

Tecnologia


Atualização: 06/03/2016



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* Salão do Automóvel de Tóquio aposta em sustentabilidade e tecnologia



* Você pode ter: Aplicativo para celulares informa a terceiros quando motorista está ao volante



* Google Maps passa a oferecer trânsito em tempo real



* Centro de Controle Operacional e Sistema Integrado de Mobilidade de Curitiba: soluções inovadoras de gestão pública



* Conferência "Diálogo sobre Metrópole e Mobilidade" mostra as primeiras percepções sobre as mudanças na mobilidade em todo o mundo





Um aplicativo capaz de tornar as rotas mais eficientes e sociais e aliviar os congestionamentos foi o vencedor do Ford Smart Mobility Challenge, desafio promovido pela Ford na Europa para incentivar a criação de novas soluções de mobilidade. O app, chamado Jaunt, deu aos seus criadores um prêmio de 10.000 euros, entregue em Barcelona, Espanha.



O vice-campeão, SelfieGo, criado para tornar rotas de bicicletas e a pé mais atrativas, e o terceiro colocado, Flux, feito para aliviar engarrafamentos, foram premiados com 7.500 euros cada. O Ford Smart Mobility Game Challenge foi desenvolvido junto com o Cologne Game Lab e lançado em 2015 na Gamescom, maior feira de games da Europa, convidando os desenvolvedores a desenvolver soluções de mobilidade urbana usando o conceito dos games – a gamificação.



A gamificação já provou ser uma maneira eficiente de solucionar desafios reais em muitas áreas, incluindo novas abordagens de integração do transporte urbano e incentivo ao comportamento positivo das pessoas.



Desenvolvedores de games possuem um impressionante poder de observar os problemas do mundo real de maneiras diferentes e criar novas soluções e isso é exatamente o que queríamos no Ford Smart Mobility Game Challenge”, diz Ken Washington, vice-presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford. “O Jaunt é o exemplo perfeito dessa abordagem disruptiva. Evitar rotas congestionadas conectando viajantes pode ajudar a reduzir congestionamentos e tornar a vida melhor, ajudando-os a aproveitar melhor seus trajetos – seja de carro, bicicleta, transporte público ou a pé”.



Desenvolvido em Nova York, EUA, pela dupla Ilya Zarembsky e Betsy Medvedovsky, o Jaunt permite criar rotas e acessar trajetos elaborados por outros usuários, selecionando os caminhos mais rápidos ou mais “fotográficos”. Um mapa interativo permite filtrar os passeios disponíveis de acordo com o meio de transporte, local e hora e conhecer os outros viajantes.



O app SelfieGo, da Escócia, usa um mapa com GPS que mostra os locais mais adequados para tirar selfies nas principais atrações da cidade e permite compartilhá-las nas redes sociais. A ideia é tornar as viagens a pé e de bicicleta mais interessantes. Já o Flux, da Alemanha, transforma os congestionamentos em um jogo, encorajando os motoristas a manter uma velocidade constante com gráficos projetados no para-brisa para o tráfego fluir de maneira mais suave e evitar acidentes.



O Ford Smart Mobility é o programa desenvolvido pela empresa para se tornar líder global em conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do consumidor e análise de dados.



Acesse essa notícia direto da fonte.