Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
MIX Rocha

MObfloripa | Guia

PLAMUS

FITZZ | e-bikes

Everbike


PMF: Anel viário é destaque em evento de sustentabilidade







Data:

08/03/2016

Fonte:

Prefeitura de Florianópolis

Fonte da imagem:

Recorte digital de pmf.sc.gov.br

TAGs:

mobilidade urbana sustentável, Florianópolis, anel viário, transportes, BRT

Editoria:

Sustentabilidade


Atualização: 08/03/2016



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* COP 15 - Copenhagen vai disponibilizar bicicletas gratuitas para as delegações.



* SUSTENTABILIDADE: Impulse, o avião a energia solar, cruza a Suíça



* Sustentabilidade: Uma bicicleta que filtra água!



* Internacional: Oito lições estrangeiras para amadurecer o uso de veículos verdes



* Faltam 2 meses para a Hora do Planeta 2011





O anel viário e outras importantes obras da Capital serão assunto no seminário “Melhor Transporte, Menos Emissões”, nesta terça-feira (8), no Hotel Mercure, no Centro. O evento, que é parte do projeto que conta com o apoio da Embaixada Britânica, irá relatar as ações que a cidade já está realizando para mitigar as emissões de gases de efeito estufa relacionadas ao transporte urbano e apresentar o projeto do anel viário. O encontro contará com palestras de especialistas em mudanças climáticas, transportes e desenvolvimento urbano.



A partir das 19h15, o secretário de Obras, Rafael Hahne, fará uma apresentação aberta ao público sobre o projeto do anel viário e as oportunidades para a mobilidade urbana de Florianópolis. Após uma breve introdução sobre o projeto, o secretário levará detalhes sobre a duplicação da rua Deputado Antônio Edu Vieira e como ela será integrada no projeto geral.



O diretor geral de Obras, Américo Pescador, destaca a importância de uma obra dessa magnitude. “Temos ótimos exemplos, como o de Curitiba, em que a implantação do BRT trouxe a valorização da região em diversos aspectos: novas atividades no entorno, implantação de praças, melhoria da segurança e infraestrutura local, incentivando a população a utilizar o transporte coletivo”, afirmou.



Com a implantação do BRT, a avenida Beira-mar Norte terá o primeiro corredor exclusivo para ônibus de Florianópolis. O anel viário  terá 17 quilômetros de extensão de faixas exclusivas ou preferenciais para ônibus e fará todo o contorno na região central, passando pelo Terminal de Integração do Centro (TICEN), Beira-mar Norte, Trindade, Pantanal, Saco dos Limões, José Mendes e Prainha. A obra contempla um elevado exclusivo para o transporte público, abrigos de passageiros, ciclovias, passeios, faixas de pedestre, drenagem, terraplenagem, sinalização horizontal, urbanização e requalificação de áreas, como o eixo viário principal do bairro José Mendes. Entre os benefícios previstos, está também o sistema de controle integrado de semáforos (ITS).



O prazo de execução é de 36 meses, a partir do recebimento da ordem de serviço pela empresa que vencer a concorrência pública. As obras, que contam com recursos municipais, estaduais e federais, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estão orçadas em torno de R$ 150 milhões. Esta concepção do Anel Viário vai ao encontro da Política Nacional de Mobilidade Urbana, Lei 12.587/2012, que define a priorização dos meios de transporte não-motorizados (pedestres e ciclistas) e do transporte público coletivo sobre os meios individuais, e a garantia da acessibilidade aos espaços. O resultado que se busca é uma mobilidade urbana mais eficiente que respeite as pessoas, independentemente do modal escolhido.



Também nesta terça-feira, às 10 horas, acontecerá uma reunião com os técnicos e convidados da Prefeitura para debater o anel viário, especificamente o trecho do Pantanal. “Queremos mapear e mostrar as oportunidades de crescimento dessa região que é principalmente um importante polo de moradia estudantil, o que torna ainda mais importante a implantação de um BRT no local”, afirmou Américo.



Já às 13h30 acontecerá um painel para troca de experiências em mobilidade urbana sustentável e inovação no contexto brasileiro. O secretário Rafael Hahne fará um apanhado sobre as principais obras em andamento na Capital: o anel viário, o elevado do Rio Tavares, a rua Padre Rohr, a avenida Ivo Silveira, a implantação dos binários na região continental e a elaboração do projeto de acesso da Beira-mar Continental até Barreiros, em São José.



LEIA MAIS:



Programação completa de terça-feira [08]



Acesse essa notícia direto da fonte