LabTrans: Modelos matemáticos podem reduzir em até 30% o tempo perdido no trânsito |
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![]() Data:18/03/2016Fonte:LabTransFonte da imagem:Recorte digital de labtrans.ufsc.brTAGs:motoristas, engarrafamentos, infraestrutura, congestionamentoEditoria:TrânsitoAtualização: 18/03/2016![]() imprimir artigo ![]() enviar por e-mail ![]() * Trânsito do Centro da Capital sofre alterações nesta segunda quinzena de outubro. * Código de trânsito pode ficar mais severo * Experimente fazer o teste de mitos do trânsito proposto pelo G1 * TRÂNSITO: Novembro tem curso do DENATRAN em São José * TRÂNSITO: Prefeitura discute com entidades a revitalização da Edu Vieira |
Desviar um pequeno número de motoristas para rotas alternativas reduziria em até 30%, o tempo perdido em engarrafamentos nas áreas urbanas. É o que mostra um estudo publicado nesta terça-feira (15) na revista Nature Communications, com base na utilização do big data – que nada mais é do que o acesso infindável a uma quantidade enorme de dados e informações sobre todo o tipo de coisa e que podem ser combinados entre si para diferentes propósitos. Entender a complexa relação entre infraestrutura e padrões de locomoção em cinco cidades (Boston e a área da Baía de São Francisco, nos Estados Unidos, Rio de Janeiro, no Brasil, e Lisboa e Porto, em Portugal), e a influência de rotas orientadas ou escolhidas aleatoriamente por cada condutor, foi o objetivo dos três pesquisadores para este levantamento: Marta Gonzáles e Serdar Çolak, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, e Antonio Lima, da Escola de Ciência da Computação da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, e que também foi bolsista do MIT. “A urbanização levou a maioria da população mundial a viver em cidades, fazendo com que o congestionamento do tráfego fosse um problema crescente”, disse à AFP Marta. O chamado big data pode ajudar a resolver essa questão das grandes cidades ao apontar, por exemplo, onde esses centros urbanos precisam de mais infraestrutura viária, como também pode servir de base para a criação de um sistema que ajude os motoristas desses centros urbanos a se distribuírem melhor na malha já existente, evitando a formação de congestionamentos. Continue lendo esta notícia direto da fonte... ![]() |
