Arch Daily Brasil: Planejamento urbano não pode separar trânsito, moradia e lazer, diz Jaime Lerner |
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Data:22/03/2016Fonte:Arch Daily BrasilFonte da imagem:Recorte digital de archdaily.com.brTAGs:desenvolvimento urbano, transportes, carros, transporte coletivo, ônibus, metrô, tremEditoria:Mobilidade UrbanaAtualização: 22/03/2016imprimir artigo enviar por e-mail * Equipe do Mobfloripa no debate sobre mobilidade urbana em Florianópolis * Mobilidade urbana na Capital - Veja como foi o Painel RBS * Mobilidade urbana, afinal que trem é esse? * Mobilidade ativa pode ser opção para alto número de carros circulando em Florianópolis. * Florianópolis sediará em março o 1º Fórum das Américas sobre Mobilidade nas Cidades. |
Em uma matéria publicada pelo jornal online Gazeta do Povo, o arquiteto, urbanista e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, fala da importância de se "saber montar equações de responsabilidade para solucionar vários problemas" urbanos. Para o arquiteto, separar a cidade por funções e classificações, como renda ou idade, é um grande equívoco. Em relação à mobilidade urbana, Lerner afirma que a lógica do transporte individual na cidade precisa ser revista. Não se trata de eliminar totalmente o carro, ele continuará existindo "para lazer", porém, deve-se reestrutura a dinâmica dos deslocamentos diários da cidade, que devem passar a ser realizados majoritariamente através do transporte coletivo - ônibus, metrô, trem -, sem esquecer também dos deslocamentos realizados a pé e de bicicleta. “Não adianta termos tecnologias que permitam carros mais velozes, se eles continuam ocupando o mesmo espaço e se o tempo de deslocamento das pessoas segue elevado", afirmou Lerner. Leia a matéria completa na página da Gazeta do Povo. Acesse essa notícia direto da fonte |