Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
MIX Rocha

FITZZ | e-bikes

PLAMUS

MObfloripa | Guia

Everbike


Arch Daily Brasil | Transporte Ativo disponibiliza material pedagógico sobre ciclismo urbano para crianças







Data:

22/03/2016

Fonte:

Arch Daily Brasil | Transporte Ativo

Fonte da imagem:

Recorte digital de archdaily.com.br

TAGs:

escolas, trânsito, educação no trânsito, sustentabilidade, transportes

Editoria:

Mobilidade Urbana


Atualização: 22/03/2016



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* Equipe do Mobfloripa no debate sobre mobilidade urbana em Florianópolis



* Mobilidade urbana na Capital - Veja como foi o Painel RBS



* Mobilidade urbana, afinal que trem é esse?



* Mobilidade ativa pode ser opção para alto número de carros circulando em Florianópolis.



* Florianópolis sediará em março o 1º Fórum das Américas sobre Mobilidade nas Cidades.





A página Transporte Ativo, que tem como objetivo "defender, divulgar e promover em âmbito local, nacional e internacional, os meios de transporte à propulsão humana como opção de transporte, turismo, trabalho, lazer, saúde e esporte", disponibiliza em seu website um conjunto de materiais sobre mobilidade e ciclismo urbano voltado a todos os públicos.



Entre os documentos disponíveis, estão alguns voltados exclusivamente às crianças, visando instruir os mais novos sobre a história da bicicleta como meio de transporte, como se deslocar sobre duas rodas na cidade e também uma série de atividades interdisciplinares sobre mobilidade urbana. 



Mais do que reproduzir conceitos e transmitir conhecimentos, escolas têm como missão ensinar as crianças a fazerem escolhas em um ambiente plural. No entanto, as ações educativas voltadas para o trânsito, nas escolas, têm tido como objetivo apenas formar futuros bons motoristas.



Para mudar essa situação é preciso levar a discussão sobre trânsito e transporte para as escolas, é necessário oferecer aos alunos esta pluralidade, de forma a dar‐lhes oportunidade de reflexão e mostrar‐lhes que as escolhas que fazemos determinam não só nossa vida, mas o futuro do planeta e das cidades.



O que percebemos hoje é que a matriz de transporte urbano baseada exclusivamente no automóvel particular chegou ao seu limite e traz graves conseqüências, como:



‐ poluição e efeito estufa

‐ engarrafamentos crescentes

‐ aumento nas taxas de obesidade infantil

‐ atropelamento e mortes.



A escola, por exercer importante papel social, é o local ideal para abordar as questões sobre trânsito. Ou seja, nas salas de aula os conceitos de mobilidade sustentável e a função social das ruas como espaço democrático, e não apenas como via de passagem para automóveis, devem ser incorporados à prática pedagógica.



No site já estão disponíveis materiais pedagógicos, apresentações, vídeos e uma biblioteca de páginas úteis. As palestras podem ser agendadas para exibição em salas de aula, ou como curso de formação de professores multiplicadores. O agendamento pode ser feito pelo email contato@ta.org.br.



O material, útil para educadores e instituições, está disponível para download na seção "Material Pedagógico" da página do Transporte Ativo.  Acesse aqui!



Acesse essa notícia direto da fonte