Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
Everbike

FITZZ | e-bikes

PLAMUS

MIX Rocha

MObfloripa | Guia


The City Fix Brasil: Criando uma narrativa comum para o financiamento do futuro urbano sustentável







Data:

24/03/2016

Fonte:

The City Fix Brasil

Fonte da imagem:

Recorte digital de thecityfixbrasil.com

TAGs:

transportes, transporte público, cidades, desenvolvimento urbano

Editoria:

Sustentabilidade


Atualização: 24/03/2016



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* COP 15 - Copenhagen vai disponibilizar bicicletas gratuitas para as delegações.



* SUSTENTABILIDADE: Impulse, o avião a energia solar, cruza a Suíça



* Sustentabilidade: Uma bicicleta que filtra água!



* Internacional: Oito lições estrangeiras para amadurecer o uso de veículos verdes



* Faltam 2 meses para a Hora do Planeta 2011





Ideias que levam a resultados positivos nas cidades merecem ser replicadas. Parece bastante simples. Porém, quando se trata de ampliar e investir em soluções urbanas sustentáveis, fica um pouco mais complicado.



Mais de 400 cidades já assumiram compromissos contra as mudanças no clima por meio do Compacto de Prefeitos. E o mundo fez progressos significativos na Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (COP 21), em 2015, em Paris. Agora que as negociações terminaram e os compromissos foram estabelecidos, enfrentamos o desafio de financiar e implementar projetos urbanos sustentáveis que irão melhorar a qualidade de vida das pessoas e transformar essa visão coletiva em realidade.



O WRI Ross Center for Sustainable Cities, o Grupo de Liderança Climática de Cidades (C40) e a Citi Foudantion estão trabalhando em parceria para ajudar cidades em todo o mundo a acelerar a implementação de soluções urbanas de baixo carbono. Com o conhecimento do WRI, a rede exclusiva de lideranças globais de cidades do C40 e a agenda pelo progresso econômico urbano da Citi Foundation, a Iniciativa de Financiamento de Cidades Sustentáveis está desenvolvendo novas abordagens para superar o que é comumente, mas de forma equivocada, visto como uma simples escassez de financiamento.



Uma pesquisa econômica recente estima um déficit de investimento anual de 4,1 trilhões a 4,3 trilhões de dólares entre a infraestrutura urbana atual e o que as cidades precisam para acompanhar o crescimento urbano projetado. De acordo com a narrativa tradicional, há insuficiência de oferta e apetite financeiro para projetos urbanos sustentáveis. A situação, contudo, é muito mais complexa. A demanda por soluções sustentáveis é crescente, e o apetite dos investidores por novos mercados e ativos não-tradicionais também está aumentando. Então, por que o financiamento para projetos urbanos sustentáveis se encontra tantas vezes preso em um impasse?



O que parece estar realmente acontecendo é que esses dois lados estão falando de coisas diferentes. Por um lado, cidades afirmam que existe uma falta de financiamentos disponíveis para seus projetos. Por outro, investidores e financiadores dizem que não há um portfólio robusto o suficiente de projetos viáveis e rentáveis. Sem uma linguagem comum e um fórum para que cidades, prestadores de serviços e financiadores possam entrar em contato uns com os outros em diálogos produtivos, potenciais projetos acabam interrompidos durante a fase de concepção, reforçando a crença de que falta financiamento ou faltam projetos urbanos viáveis.



Continue lendo esta notícia direto da fonte...