Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
MIX Rocha

MObfloripa | Guia

PLAMUS

Everbike

FITZZ | e-bikes


Caderno especial produzido pelo ND sobre as características da Região Metropolitana da Grande Florianópolis







Data:

13/04/2016

Fonte:

Notícias do Dia | ND Online

Fonte da imagem:

Recorte digital de ndonline.com.br

TAGs:

Grande Florianópolis, trânsito, ônibus, transporte coletivo, Florianópolis, Suderf

Editoria:

Mobilidade Urbana


Atualização: 13/04/2016



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* Equipe do Mobfloripa no debate sobre mobilidade urbana em Florianópolis



* Mobilidade urbana na Capital - Veja como foi o Painel RBS



* Mobilidade urbana, afinal que trem é esse?



* Mobilidade ativa pode ser opção para alto número de carros circulando em Florianópolis.



* Florianópolis sediará em março o 1º Fórum das Américas sobre Mobilidade nas Cidades.





As características da Grande Florianópolis estão reunidas no caderno especial produzido pelo Notícias do Dia. O conteúdo faz parte de uma produção mensal do ND sobre temas que valorizam a região da Grande Florianópolis. Uma região que concentra 14,1% do PIB catarinense, 16,6% da população catarinense, 22 hospitais, 50 universidades e um dos maiores desafios de gestão pública: dar mobilidade a quase 800 mil veículos e 1,1 milhão de habitantes em um território pouco superior a 7.000 Km². Como, quando e com que recursos resolver esse problema?



Há dez anos, quando surgia o Notícias do Dia, algumas soluções já eram apontadas, como a construção do contorno viário, a reforma da Ponte Hercílio Luz e a ampliação do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Enquanto a região da Grande Florianópolis cresceu 20% em uma década, as três obras apontadas ainda permanecem inacabadas. Por que?



Assim como o ND viu na região um espaço sólido para o crescimento e apostou neste universo de leitores geograficamente ligados, a solução pode estar na coletividade. A fala do superintendente da Região Metropolitana de Florianópolis, Cassio Tanigushi e dos próprios prefeitos que compõem a região, resume o novo - velho - dilema: não é mais possível resolver problemas sem medidas e ações integradas.



A proposta sugere projetos com o mesmo efeito da publicação de uma grande reportagem: capaz de transformar uma comunidade, uma vila, um bairro, uma região, um estado. Sugere o interesse social acima de qualquer individualidade, o pensamento coletivo diante de uma necessidade e a união de esforços como primeiro movimento.



Essa é a contribuição do primeiro dos dez cadernos que o ND publicará neste ano em que comemora uma década de circulação. Começa debatendo a importância da integração dos municípios da Grande Florianópolis para transformar a região metropolitana que, ainda em 1994, foi a primeira a ser instituída no Estado. 



Para ler o primeiro caderno na íntegra, continue lendo esta notícia direto da fonte.