The City Fix Brasil | Projeto quer descobrir quem estimula a mobilidade a pé no Brasil |
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![]() Data:18/04/2016Fonte:The City Fix BrasilFonte da imagem:Recorte digital de thecityfixbrasil.comTAGs:mobilidade urbana, trânsito, transportes, carros, ônibus, calçadasEditoria:PedestresAtualização: 18/04/2016![]() imprimir artigo ![]() enviar por e-mail ![]() * Inscrições abertas para a Maratona de Santa Catarina * Falta de passarela na SC-401, em Florianópolis, é pesadelo para moradores da região * RS: Motorista repete estupidez do atropelador de ciclistas em Porto Alegre * Após campanha, morte de pedestre cai 37% em São Paulo * Modelo de faixa de pedestre inspirado nas de Londres está em fase de teste |
Os novos planos de mobilidade desenvolvidos em diversos municípios brasileiros já colocam o pedestre como prioridade no cenário urbano. As grandes cidades, atualmente, passam por diversos problemas consequentes do grande número de carros nas vias. Em meio a isso, os deslocamentos a pé surgem em muitos casos como a melhor alternativa. Mas o que está sendo feito para facilitar o caminhar? O trânsito transformou-se em um desafio diário para muitos brasileiros. Uma recente pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) apontou que, em cidades com mais de 100 mil habitantes, 39% da população brasileira passa mais de uma hora no trânsito em suas viagens para atividades diárias, como trabalho e estudo. Desses, 12% ficam entre duas e três horas, e 4% ficam mais de três horas. Além disso, o custo do transporte público também não é o ideal. Um estudo da Fundação Getulio Vargas concluiu que, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, uma parcela das pessoas precisa trabalhar pouco mais de 13 minutos para pagar uma passagem de ônibus ou trem para chegar ao trabalho. Considerando a renda do trabalhador, essas tarifas estão entre as mais caras do mundo. Ainda segundo a CNI, apenas 22% da população brasileira se desloca a pé. Essa que é a prática mais natural e econômica de transporte poderia se tornar muito mais usual aos brasileiros se os espaços urbanos fossem propícios à circulação de pedestres. Continue lendo esta notícia direto da fonte... ![]() |
