Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
PLAMUS

FITZZ | e-bikes

MIX Rocha

Everbike

MObfloripa | Guia


Arch Daily Brasil | Antes e Depois: Mil imagens de transformações urbanas a favor da mobilidade sustentável







Data:

03/05/2016

Fonte:

Arch Daily Brasil

Fonte da imagem:

Recorte digital de archdaily.com.br

TAGs:

espaços compartilhados, infraestrutura cicloviária, parklets, rótulas, túneis, VLT

Editoria:

Desenvolvimento Urbano


Atualização: 03/05/2016



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* OPINIÃO | Ponta do coral: por uma abordagem mais realista e menos ideológica



* Comunidade da Bacia do Itacorubi faz reunião com membro do IPUF para discutir mobilidade urbana em Florianópolis



* Banco Central amplia financiamento para obras de saneamento e mobilidade urbana



* Rio+20: Cidades terão metas para cortar poluição



* Implantação do metrô de superfície é uma das prioridades propostas para orçamento 2013 de SC





A remodelação realizada entre 2012 e 2015 na rua Morandé, próximo ao Palácio de La Moneda, em Santiago, não apenas gerou uma notória mudança visual, mas também permitiu melhorar a experiência das pessoas que passam diariamente pelo local, sobretudo os pedestres. 



Esta situação só foi possível através da redução das três pistas dedicadas aos automóveis para apenas uma, a ampliação das calçadas e seu nivelamento com a via, além substituição das cercas que agiam como obstáculos por pilares de concreto, que definem os limites dos espaços. 



Todavia, este tipo de renovação não é algo novo. Com efeito, é cada vez mais comum que as cidades promovam este tipo de projeto urbano, dedicando mais espaços para os pedestres e ciclistas e promovendo meios de transporte mais sustentáveis. 



O grupo brasileiro Urb-i vem se dedicando a compilar as transformações urbanas realizadas ao redor do mundo através de seu projeto Antes/Depois, sobre o qual Arch Daily publicamos uma matéria há alguns meses



O projeto consiste em mostrar fotografias comparativas de avenidas ou ruas antes de sofrerem intervenções e o resultado após as transformações, permitindo identificar com clareza quais as modificações realizadas. 



Quando escreveram a matéria anterior, a galeria de fotos do projeto, que é colaborativa, tinha 300 imagens. No entanto, recentemente a galeria alcançou a marca de mil imagens, que podem ser classificadas por lugar (país ou cidade), tipo de intervenção (permanente ou temporária) ou tema (espaços compartilhados, infraestrutura cicloviária, parklets, rótulas, túneis, VLT etc.)



Confira uma seleção de imagens do projeto...