Co-fundador da Uber lança rede de transporte de cargas sem ativos |
|
![]() Data:03/05/2016Fonte:acritica.comFonte da imagem:Recorte digital de acritica.comTAGs:Uber, motoristas autônomos, motoristasEditoria:TransportesAtualização: 03/05/2016![]() imprimir artigo ![]() enviar por e-mail ![]() * Maciço do Morro da Cruz poderá receber Transporte Funicular * Estudante da UFRGS cria site com rotas de ônibus de Porto Alegre * Ministério dos Transportes e DNIT preparados para emergências no período das chuvas * Florianópolis deve facilitar o acesso às informações sobre o transporte público * Futuro da mobilidade paulista passa por trilhos |
Com a mesma proposta do Uber - uma empresa de transporte de passageiros diferenciada formada por motoristas autônomos - a CargoX chegou ao setor de cargas no Brasil no ano passado Com uma frota de 130 mil caminhoneiros, a CargoX acaba de se tornar uma ‘maiores transportadora’ do País em apenas um ano. Detalhe: sem ser dona de nenhum ativo. Com a mesma proposta do Uber - uma empresa de transporte de passageiros diferenciada formada por motoristas autônomos - a CargoX chegou ao setor de cargas no Brasil no ano passado. O modelo, inspirado na americana Coyote Logistics, conecta caminhoneiros autônomos e que precisam enviar mercadorias para diversas empresas. A previsão é que nos primeiros dois anos de operação o investimento chegue a R$ 100 milhões. Entre os motoristas cadastrados na plataforma, 10% já está na região Norte, sendo 8% concentrados no Amazonas. A maior demanda vem das regiões Centro-oeste, por conta do agronegócio, e no Sudeste - que tem os estados mais industrializados do País. “Vemos nossa demanda crescer aí por conta da Zona Franca de Manaus”, disse o diretor de transportes da CargoX, Alan Rubio. Rubio explica que a diferença dos demais embarcadores do tipo é que a empresa se responsabiliza integralmente pela carga transportada. “Fazemos gerenciamento de risco, seguro, documentos fiscais e um acompanhamento da carga da origem ao destino”. Uma das vantagens para os trabalhadores de transporte autônomos, destaca Rubio, é a redução da ociosidade do autônomo e a redução de até 30% no valor do frete. “Fizemos uma pesquisa e identificamos que 40% dos veículos que circulam no território nacional trabalham com uma ociosidade de 40%. Isso degrada nossas rodovias, o meio ambiente e o trânsito. Temos uma tecnologia por trás do nosso sistema. Com isso tudo estamos estimando de reduzir o custo do frete para a empresa em até 30%”, defende. Investidores A companhia de serviços de tecnologia foi criada com o aporte de Oscar Salazar, co-fundador do Uber, Eddie Leshin, outro respeitado executivo do mercado de transportes, que atuou como diretor da C.H. Robinson e foi COO da Coyote Logistics - ambas somam um faturamento de mais de R$ 56 bilhões por ano –, também será investidor e ocupará o cargo de diretor estratégico de Operações na CargoX. Outro nome de peso é o americano Hans Hickler, ex-CEO da DHL Express nos Estados Unidos. Completam o time de investidores o Valor Capital Group (fundado por Clifford Sobel, ex-embaixador dos Estados Unidos no Brasil), Agility Logistics (uma das maiores empresas de logística com mais de 500 escritórios em 100 países) e Lumia Capital (fundada por Martin Gedalin, ex-Oracle e Chris Rogers, co-fundador da Nextel Communications). Continue lendo esta notícia direto da fonte... ![]() |
