Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
PLAMUS

MObfloripa | Guia

Everbike

MIX Rocha

FITZZ | e-bikes


PMF | Contagem de veículos avalia volume de tráfego







Data:

05/05/2016

Fonte:

Prefeitura de Florianópolis

Fonte da imagem:

Recorte digital de pmf.sc.gov.br

TAGs:

pedestres, motoristas, carros, ônibus, ciclistas, motociclistas, tráfego

Editoria:

Trânsito


Atualização: 05/05/2016



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* Trânsito do Centro da Capital sofre alterações nesta segunda quinzena de outubro.



* Código de trânsito pode ficar mais severo



* Experimente fazer o teste de mitos do trânsito proposto pelo G1



* TRÂNSITO: Novembro tem curso do DENATRAN em São José



* TRÂNSITO: Prefeitura discute com entidades a revitalização da Edu Vieira





Estudo se estende até o final do ano e irá traçar um mapa do trânsito na região central



Dezoito pessoas selecionadas na Capital terão, até quinta-feira (5), uma rotina nada invejável: ficarão incomunicáveis das 7 às 20 horas, em três pontos estratégicos da cidade, cumprindo a enfadonha missão de contar veículos e pedestres em circulação no respectivo trecho. A tarefa começou nesta terça-feira (3). 



Munidos de uma prancheta, uma caneta e um aparelho que auxilia na contagem, cada equipe formada por três a quatro pessoas fica três dias em um mesmo ponto, registrando cada carro, moto, ônibus, caminhão, bicicleta ou pedestre que passa pelo local.



A pesquisa que aparentemente parece até um lazer, já que os contadores ficam sentados em uma cadeira de praia observando a movimentação, na realidade é uma tarefa minuciosa e exaustiva. Os olhos não podem desviar do trânsito, nada pode passar despercebido.



Josiel Coelho, que nesta terça-feira pela manhã dava apoio aos contadores no entorno do Shopping Iguatemi, informou que cada um é responsável por um ponto específico, seja um retorno ou um sentido do trânsito, e a atenção só pode ser voltada para a pista.



“Cada piscada e uma moto pode passar despercebida. É um trabalho bem difícil, apesar de quem passa por aqui achar que estamos descansando.”



No horário em que ocorre a contagem, das 7 às 20 horas, eles se revezam apenas para ir ao banheiro e se alimentar. Ou seja, contato zero com qualquer outra coisa. “Se dá sede, tomamos água quando fecha o sinal; se dá fome, é a mesma coisa. Mas é gratificante”, disse.



Pesquisa começou em setembro



A pesquisa realizada pela Prosul - empresa contratada pela Secretaria de Obras - começou em setembro do ano passado, quando a primeira contagem ocorreu na avenida Paulo Fontes, a segunda na avenida Beira-mar Norte e agora se estende pelos bairros Itacorubi, Santa Mônica e Prainha.



Com este estudo, a Prefeitura irá planejar, por exemplo, o tempo de funcionamento dos semáforos, o fechamento de fluxos para pedestres e os melhores pontos para a construção de paradas de ônibus e a capacidade do pavimento para remodelação e adequação da via.



Roteiro da nova etapa



Nesta terceira fase, a pesquisa ocorre entre os dias 3 e 5 de maio, nos seguintes entroncamentos:



03/05 - Terça-feira:

Av. Madre Benvenuta com av. Prof. Henrique da Silva Fontes (fim da Beira- mar Norte), rua Osmarino de Deus Cardoso, rua Santa Mônica, rua Pedro Lessa, rua Byron Barcelos, rua Joe Collaço, rua Profa. Maria Flora Pausewang.



04/05 - Quarta-feira:

Av. Madre Benvenuta - nas proximidades do Shopping Iguatemi e do supermercado Angeloni. av. Prof. Henrique da Silva Fontes (fim da Beira-mar Norte) - nas proximidades do Shopping Iguatemi, incluindo passarela de pedestres e pontos de ônibus localizados em frente ao Shopping.



05/05 - Quinta-feira:

Rua Dep. Antônio Edu Vieira com av. Prefeito Waldemar Vieira, rua João Motta Espezim, rua Aldo Alves.



Acesse essa notícia direto da fonte...