Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
MObfloripa | Guia

PLAMUS

FITZZ | e-bikes

Everbike

MIX Rocha


Mobilize | Seja racional, vá de carona







Data:

06/05/2016

Fonte:

Mobilize Brasil

Fonte da imagem:

Recorte digital de mobilize.org.br

TAGs:

caronas, trânsito, carros, aplicativo, compartilhamento, mobilidade urbana

Editoria:

Transportes


Atualização: 06/05/2016



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* Maciço do Morro da Cruz poderá receber Transporte Funicular



* Estudante da UFRGS cria site com rotas de ônibus de Porto Alegre



* Ministério dos Transportes e DNIT preparados para emergências no período das chuvas



* Florianópolis deve facilitar o acesso às informações sobre o transporte público



* Futuro da mobilidade paulista passa por trilhos





Sites e aplicativos são alternativas para organizar caronas na escola ou no trabalho. Veja seis sistemas de compartilhamento de carros.



No Brasil, a taxa de ocupação dos automóveis particulares oscila em torno de 1,5 pessoa/carro, um índice baixo, principalmente ao se considerar os impactos ambientais dessa opção de transporte.



Um carro em movimento ocupa cerca de 20 metros quadrados da via, emite gases e partículas poluentes, aquece o ambiente e exige grandes espaços para estacionamento: há quem diga que os carros ocupam 1/3 dos espaços das cidades, incluindo as áreas das edificações. 



Também não é nada racional utilizar uma máquina com 50 a 100 cavalos de potência, que pesa mais de 1.000 kg para transportar apenas uma pessoa.



Foi a partir dessas observações que surgiram os sistemas de caronas, inicialmente de forma espontânea – entre amigos – e agora com o apoio de plataformas eletrônicas, sites e aplicativos. Esses sistemas permitem localizar pessoas que residem, trabalham ou estudam no mesmo local, às vezes no mesmo prédio ou na mesma sala, e organizar grupos de caronas.



De olho nesse problema, localizamos seis sistemas de caronas, alguns locais, aqui do Brasil, e outros com atuação em vários países. O mais antigo e básico é o Caronas Brasil, criado em 2008 em uma ação pioneira de dois empresários. Há também aplicativos, como o Caronas.Me, o Byng e o Mobiag; e também o Caronetas, uma iniciativa que alcançou grande sucesso entre empresas e funcionários porque distribui prêmios e vantagens a todos os caronistas, como forma de compensação. Por fim, há ainda empresas que oferecem frotas de veículos para serem compartilhados nas empresas. É o caso da Viapool.



Essas iniciativas levam ao aumento da ocupação dos carros, o que resulta em menos tráfego nas ruas, menos espaços para estacionamentos , queda na poluição, ruído, estresse, e também no tempo gasto nos deslocamentos diários.



Visite os sites e conheça os sistemas:



Bynd

Carona Brasil

Caronas.Me

Caronetas

Mobiag

Viapool



Acesse essa notícia direto da fonte...