Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
FITZZ | e-bikes

MObfloripa | Guia

MIX Rocha

PLAMUS

Everbike


Portal do Trânsito | É preciso enxergar o pneu como um item de segurança







Data:

15/06/2016

Fonte:

Portal do Trânsito

Fonte da imagem:

Recorte digital de portaldotransito.com.br

TAGs:

manutenção, veículo, segurança viária, automóvel, transporte, pneu

Editoria:

Trânsito


Atualização: 15/06/2016



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* Trânsito do Centro da Capital sofre alterações nesta segunda quinzena de outubro.



* Código de trânsito pode ficar mais severo



* Experimente fazer o teste de mitos do trânsito proposto pelo G1



* TRÂNSITO: Novembro tem curso do DENATRAN em São José



* TRÂNSITO: Prefeitura discute com entidades a revitalização da Edu Vieira





Manter a manutenção do veículo em dia é uma garantia de segurança aos condutores e passageiros, além de prolongar a vida útil de diversos componentes do automóvel. Tal atitude não compromete a qualidade na rodagem do meio de transporte e evita que a saúde financeira do proprietário seja prejudicada futuramente com problemas inesperados. Entretanto, a palavra “manutenção”, quando direcionada a um carro, é ligada diretamente a cuidados com os sistemas eletrônicos, motorização e suspensão, deixando de lado um componente importante para uma rodagem segura: o pneu.



Responsável por dar movimento à composição, o pneu, antes de chegar às ruas, passa por uma série de pesquisas e testes fundamentais para garantir desempenho, economia, sustentabilidade e segurança aos condutores. Desde o desenho da banda de rodagem ao diâmetro ideal para o perfil do automóvel, passando pelas condições da via que ele transitará, o pneu possui uma série de tecnologias tão importante quanto, por exemplo, um sistema de freios ABS e controles de estabilidade.



Para demonstrar a importância da manutenção dos pneus de um veículo, darei um exemplo: desde 2014, a obrigatoriedade de fabricar carros nacionais com freios ABS e airbag está em vigor. A medida do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) visa aumentar a segurança dos ocupantes em riscos de acidentes, prevendo diminuir o número de vítimas fatais no trânsito brasileiro. Todavia, se o pneu do automóvel estiver em péssimas condições de rodagem, em uma situação de possível acidente e o condutor acionar os freios ABS, o veículo pode percorrer uma distância maior que o indicado, já que os pneus não terão aderência ao asfalto, fazendo o carro deslizar sem segurança. E aí lanço um questionamento: de que adianta ter um sistema eficiente sendo que um componente, importante para o seu correto funcionamento, não está em condições adequadas?



Continue lendo esta notícia direto da fonte...