Maxpress | Sempre houve endeusamento do modo individual de transporte, diz ex-prefeito de Curitiba em palestra na ACSP |
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Data:23/06/2016Fonte:MaxpressFonte da imagem:Recorte digital de maxpressnet.com.brTAGs:SUDERF, trânsito, transportesEditoria:Mobilidade UrbanaAtualização: 23/06/2016imprimir artigo enviar por e-mail * Equipe do Mobfloripa no debate sobre mobilidade urbana em Florianópolis * Mobilidade urbana na Capital - Veja como foi o Painel RBS * Mobilidade urbana, afinal que trem é esse? * Mobilidade ativa pode ser opção para alto número de carros circulando em Florianópolis. * Florianópolis sediará em março o 1º Fórum das Américas sobre Mobilidade nas Cidades. |
Cássio Taniguchi, que hoje é superintendente de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Florianópolis, falou sobre mobilidade urbana ontem na Associação Comercial de São Paulo O ex-prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi, afirmou nessa segunda-feira (20/6), em reunião do Conselho Político e Social (COPS) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que sempre houve um endeusamento dos modos individuais de transportes, o que tem levado a questão da poluição e do trânsito para níveis elevados, sem contar os impactos indiretos. "Essa constatação é que nos leva a considerar a necessidade de dar total prioridade ao transporte público". Essa preocupação é ainda mais urgente, disse o ex-prefeito de Curitiba, se for considerado o fato de que a população urbana ocupa apenas 2% da superfície terrestre, consome 75% da energia mundial e emite 80% dos gases do efeito estufa. "E grande parte do problema de emissões vem dos sistemas de transportes, sobretudo os individuais", ressaltou. Taniguchi falou sobre a experiência curitibana, considerada a mais bem-sucedida do País, e também apresentou tendências que têm surgido no âmbito da mobilidade urbana em todo o mundo. "Esse é um tema que está em moda: como transportar pessoas nas grandes cidades", observou, destacando que, no Brasil, as pessoas gastam em média de duas a quatro horas no deslocamento da casa para o trabalho. "As pessoas normalmente vivem longe de seus locais de trabalho", observou ele. Entre os fatores que aperfeiçoam um sistema de transporte público - sobretudo os ônibus - estão a adoção de pistas exclusivas, a permissão de ultrapassagens, bilheterias fora dos veículos e plataformas no mesmo nível dos ônibus. "Hoje, os sistemas sobre pneus transportam desde 5 mil até 40 mil passageiros/hora/sentido, que foi o máximo conseguido pelo sistema de Bogotá", observou Taniguchi, realçando, porém, que o modelo da capital colombiana já está saturado. "Quando o sistema de transporte público é confortável e adequado, a população passa a utilizar". Dados apresentados por Taniguchi informam que 51% da população mundial estão localizadas em cidades, o que gera desafios ao poder público nas áreas de habitação, saúde, infraestrutura e, claro, mobilidade urbana. "Por isso temos cada vez mais a necessidade de trabalharmos em cima das cidades", afirmou. "Esse é um assunto que interessa a todo cidadão. Houve uma modificação real e importante naquela cidade (Curitiba), cujo exemplo serve de base para minorar o problema de mobilidade urbana", comentou o ex-senador Jorge Konder Bornhausen, coordenador do COPS. Mais informações: http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,847047,Sempre_houve_endeusamento_do_modo_individual_de_transporte_diz_ex-prefeito_de_Curitiba_em_palestra_na_ACSP,847047,8.htm |