Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
Everbike

MObfloripa | Guia

PLAMUS

MIX Rocha

FITZZ | e-bikes


Acessibilidade e transporte público é tema de palestra do secretário do Planejamento de SC



Os temas abordados foram sobre o uso do transporte coletivo e o atendimento do usuário idoso, deficiente e/ou com mobilidade reduzida.




Data:

14/07/2016

Fonte:

Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) | SC

Fonte da imagem:

Recorte digital de sc.gov.br

TAGs:

transporte público, integração, semáforos, calçadas, faixas

Editoria:

Acessibilidade


Atualização: 14/07/2016



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* Começa no dia 26, no Rio de Janeiro, a Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana



* Mobilidade ou acessibilidade?



* DIVULGAÇÃO: Curso à distância de Acessibilidade



* Congresso Brasileiro de Turismo Acessível em setembro, na Estância de Socorro/SP



* Acessibilidade atrás do volante





O secretário de Estado do Planejamento, Cássio Taniguchi, palestrou sobre acessibilidade e transporte público, nesta terça-feira, 12, em audiência pública na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Florianópolis. O evento faz parte do calendário das atividades do Grupo Interinstitucional Idoso em Foco, onde a OAB/SC está representada pela Comissão do Direito do Idoso, com apoio da Comissão do Direito das Pessoas com Deficiência.



Os temas abordados foram sobre o uso do transporte coletivo e o atendimento do usuário idoso, deficiente e/ou com mobilidade reduzida. Também foi falado sobre a integração do cartão do idoso para acionar o sinal vermelho dos semáforos, calçadas planas, não escorregadias e com faixas para pessoas com deficiência visual e a facilidade no acesso ao transporte coletivo.



“A ideia é mostrar a esse segmento da população, que aliás vai ser cada vez maior ao longo dos próximos anos, que todo o sistema de transporte, que está sendo planejado para Florianópolis e região metropolitana, tem total acessibilidade”, disse o secretário.



Taniguchi explica ainda que a total acessibilidade é desde quando a pessoa sai de casa. “É necessário ter uma calçada que seja agradável de andar, com possibilidade de passar tranquilamente com um carrinho ou uma cadeira de rodas. Sem um poste no meio, uma coisa absurda, mas que existe. Um caminho onde as pessoas com deficiência visual possam passar de maneira absolutamente segura”.



Além da mobilidade, também foi falado sobre sociabilidade, educação permanente, exercícios físicos, alimentação e tratamento de saúde. “O Hospital do Idoso é fundamental. O idoso precisa de tratamento diferenciado e por isso a importância dessas unidades. Também temos que ressaltar que o idoso precisa de sociabilidade, fazer exercícios físicos, praticar boas leituras e até mesmo estudos, sem falar de uma alimentação adequada”, disse o secretário.



Cássio Taniguchi



Foi prefeito de Curitiba por dois mandatos consecutivos de 1997 a 2001 e de 2001 a 2005. Foi consultor de grandes projetos urbanísticos, tendo integrado frentes de equipes administrativas por todo o Brasil como, por exemplo, em Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Campo Grande, Aracaju, Goiânia, e também ações internacionais em San Juan (Porto Rico), Abu-Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Japão, EUA e países europeus.



Acesse essa notícia direto da fonte...