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Cápsulas de transporte a vácuo?



Projeto teve apoio presidencial, mas prefeitura de Moscou é cautelosa em declarações. Foto:Press photo


Foto: Press Photo Foto: Press Photo 

Data:

22/07/2016

Fonte:

Gazeta Russa

Fonte da imagem:

Divulgação

TAGs:

Rússia, transportes, velocidade

Editoria:

Tecnologia


Atualização: 22/07/2016



 

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Rússia planeja investir até US$ 100 milhões em projeto de transporte tubular



O Fundo de Investimento Direto da Rússia, junto às empresas internacionais de capital de risco Sherpa Ventures, Formation 8 e Zhen Fund, decidiu anunciou que investirá no projeto de transporte tubular a vácuo Hyperloop One. 



A tecnologia foi criada pelo fundador da SpaceX e da Tesla, Elon Musk, e permitirá transportar passageiros e carga a alta velocidade. As cápsulas de transporte a vácuo do sistema podem atingir velocidades de até 1.220 km/h.



O chefe de análise de mercados da financeira Otkritie Broker, Konstantin Buchuev, explica que o investimento do fundo é sem precedentes.



"É um investimento de alto risco, uma vez que o projeto está em fase de desenvolvimento", diz.



De Nevada à Rússia

Durante os primeiros testes em Nevada, em maio de 2016, a cápsula foi capaz de atingir uma velocidade de apenas 120 km/h.

Mesmo assim, o projeto teve amplo apoio do presidente russo, Vladímir Pútin, e do ministro dos Transportes do país, Mikhail Sokolov - que prometeu implementar a tecnologia no Extremo Oriente da Rússia.



Segundo Sokolov, o Hyperloop permitirá transportar carga da China à Europa através do território russo em menos de 24 horas.



Investimento incomum

O capital a ser injetado no projeto é desconhecido, mas economistas russos afirmam que não excederá os US$ 100 milhões.

Segundo o chefe de operações de mercado da consultoria Freedom Finance, Gueórgui Váschenko, a Rússia precisa estudar a implementação de novas tecnologias no exterior para poder avaliar a possibilidade de utilizá-las em território russo.



"O Hyperloop ainda parece um meio de transporte muito exótico", diz Váschenko.



Alguns economistas russos também ficaram surpresos com a decisão do fundo, que foi criado para investimentos apenas em empresas nacionais.



"Não conheço outros exemplos de investimentos do fundo em projetos estrangeiros. É algo incomum”, diz o analista da consultoria MFX Broker, Anton Kraskô.



O diretor do Fundo de Investimento Direto da Rússia, Kirill Dmitriev, explicou à Gazeta Russa o interesse da instituição por essa tecnologia.



"Nossos investimentos no projeto Hyperlook One abrirão acesso às mais modernas tecnologias. Junto a nossos parceiros internacionais, o fundo ajudará no desenvolvimento do projeto não só na Rússia, mas também em mercados do Extremo Oriente e da Ásia", disse Dmitriev.



De acordo com ele, a Hyperloop One será usada inicialmente para o transporte de carga e, depois, de passageiros.



"Discutíamos os primeiros projetos com essa tecnologia com a empresa de ferrovias Russian Railways, e espero que comecemos a testar essa tecnologia na Rússia em breve", disse Dmitriev.



Apoio político

Em junho de 2016, durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, o presidente russo se reuniu com os desenvolvedores do Hyperloop e manifestou apoio ao projeto.



Depois disso, o governo de Moscou anunciou que elaboraria um plano de cooperação com o Hyperloop, com o objetivo de desenvolver o meio de transporte na capital russa.



Hoje, porém, a prefeitura de Moscou avalia as perspectivas do projeto com moderação.



"É cedo para falar sobre o uso dessa tecnologia na capital, embora a ideia seja muito interessante”, disse o vice-prefeito de Moscou, Marat Khusnúllin.



O ministro dos Transportes da Rússia, Mikhail Sokolov, diz que a tecnologia será usada, sobretudo, para transportar cargas das províncias do norte da China ao porto russo Slavianka, no Extremo Oriente.



Segundo as estimativas do ministro, o custo do projeto, que contará com o apoio de investidores chineses, ficará entre os 475 e os 634 milhões de dólares.



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