Mobilize | A questão não é táxi ou Uber |
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Data:22/07/2016Fonte:Mobilize BrasilFonte da imagem:Recorte digital de mobilize.org.brTAGs:táxi, Uber, taxistas, transporte coletivo, pedestresEditoria:TransportesAtualização: 22/07/2016imprimir artigo enviar por e-mail * Maciço do Morro da Cruz poderá receber Transporte Funicular * Estudante da UFRGS cria site com rotas de ônibus de Porto Alegre * Ministério dos Transportes e DNIT preparados para emergências no período das chuvas * Florianópolis deve facilitar o acesso às informações sobre o transporte público * Futuro da mobilidade paulista passa por trilhos |
Artigo mostra que solução para as cidades não está nem no corporativismo de uma classe, nem no suposto livre mercado. Ter em vista o benefício coletivo é o que importa Táxi ou Uber? Essa foi uma das primeiras perguntas que recebi quando comecei a escrever neste jornal. A empresa americana de transporte urbano vem tomando um mercado que, em muitos lugares, estava em zona de conforto. Opera em brechas legais e sem pedir licença, com a tática de colocar os usuários a seu favor nas disputas judiciais. As reações de taxistas, às vezes violentas, fazem parecer que a questão é somente a quebra de um monopólio. Frente à chegada de um serviço melhor, os velhos detentores do mercado defenderiam seu privilégio. Uber, Lyft e outros serviços contribuiriam para que as pessoas tivessem mais (e melhores) opções de deslocamento. Claro que há uma verdade aí, mas ela é parcial. Pensando o usuário do transporte urbano como um consumidor isolado, o Uber pode significar aprimoramento ou até libertação. Mas a cidade é um ecossistema em que as liberdades individuais devem confluir para o benefício coletivo. E, aí, o debate é mais complexo. Continue lendo esta notícia direto da fonte... |