Plano de Mobilidade Urbana e as Bicicletas |
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![]() A bicicleta está nos seus planos?Data:27/07/2016Fonte:Bicicleta nos PlanosFonte da imagem:DivulgaçãoTAGs:planejamento urbano, mobilidade urbana, ciclistas, ciclovias, segurança viáriaEditoria:BicicletasAtualização: 27/07/2016![]() imprimir artigo ![]() enviar por e-mail ![]() * Magrelas, gratuitas e eficientes em Brasília * Bicicletas podem garantir mais segurança no trânsito em Florianópolis * O futuro do transporte está nas bicicletas? * Novas "highways" para bicicletas fazem sucesso em Londres * Bicicleta: o meio de transporte do futuro |
Até abril de 2015, cidades brasileiras com mais de 20.000 habitantes deveriam ter desenvolvido um Plano de Mobilidade Urbana, mas menos de 30% delas o concluíram. Essa campanha é para garantir que as bicicletas estejam nos Planos e nas ruas destas cidades. O que é um plano de mobilidade? O Plano de Mobilidade é um importante instrumento para cidades com mais de 20.000 habs. que permite o planejamento das ações em transporte, conjugadas ao uso do solo, que deverão ser desenvolvidos por prefeituras e setores sociais, de forma participativa, para atender às necessidades atuais e futuras do fluxos de pessoas e mercadorias nos diversos modos de transporte, através do estabelecimento de princípios, objetivos e diretrizes. O Plano de Mobilidade Urbana e as Bicicletas O Plano de Mobilidade Urbana (PMU) é o instrumento de planejamento e gestão da mobilidade de um município. Ele trata de pensar, desenvolver e propor como se darão os deslocamentos de pessoas e bens em uma cidade, integrado a planos de outras políticas temáticas e que têm relação com a mobilidade urbana, como o uso do solo, moradia, mudanças climáticas, energia, etc. De acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU – Lei 12.587/2012, os municípios brasileiros que têm mais de 20 mil habitantes deveriam ter elaborado esse Plano até abril de 2015, impossibilitando inclusive de receberem verbas federais destinadas à mobilidade urbana. Dentro do PMU, a bicicleta deve ser considerada como prioridade, junto com outros transportes ativos, sobre os transportes motorizados no PMU (PNMU art. 6, II). Além disso, ela é uma ótima forma de melhorar a saúde da população, diminuindo gastos com saúde pública, contribuir com a redução da poluição do ar e sonora, além de não emitir gases de efeito estufa, economizar recursos e estimular a economia local, bem como reduzir os engarrafamentos, resultando em menos stress e menos tempo perdido no trânsito, aumentando a produtividade e a geração de renda na cidade. A campanha "Bicicleta nos Planos" A campanha BICICLETA NOS PLANOS é realizada pelas associações Bike Anjo, Transporte Ativo e UCB – União de Ciclistas do Brasil, com apoio do Instituto Clima e Sociedade – ICS, e tem como objetivo orientar a sociedade civil organizada e cidadãos, bem como técnicos municipais e decisores políticos para a INCLUSÃO DA BICICLETA, enquanto meio de transporte, no planejamento urbano, através da sua inserção NOS PLANOS DE MOBILIDADE URBANA. Baixe o Guia “A Inclusão da Bicicleta nos Planos” Veja como participar da campanha... Acesse essa notícia direto da fonte... ![]() |
