Campanha chama atenção sobre risco de celular no trânsito |
|
Data:29/07/2016Fonte:Ministério da Justiça e Cidadania (MJC)Fonte da imagem:DivulgaçãoTAGs:segurança viária, celular, pedestres, ONSV, PRF,MJCEditoria:TrânsitoAtualização: 29/07/2016imprimir artigo enviar por e-mail * Trânsito do Centro da Capital sofre alterações nesta segunda quinzena de outubro. * Código de trânsito pode ficar mais severo * Experimente fazer o teste de mitos do trânsito proposto pelo G1 * TRÂNSITO: Novembro tem curso do DENATRAN em São José * TRÂNSITO: Prefeitura discute com entidades a revitalização da Edu Vieira |
Essa prática pode ampliar em até 400% as chances de acidentes nas vias, segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos A campanha #DesConecta Trânsito ON, Celular OFF orienta motoristas sobre os riscos do uso do celular no trânsito, e até mesmo os pedestres enquanto caminham. Peças como adesivos, outdoors e banners circulam pelo país alertando os usuários que a combinação celular e trânsito pode aumentar em até 400% as chances de acidentes. Criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Cidadania (MJC), a campanha está sendo divulgada em todas as bases nos 71 mil quilômetros de rodovias federais e em vários meios de comunicação. A iniciativa, que conta com apoio da Seguradora Líder-DPVAT, e além das peças inclui um vídeo que está sendo divulgado nas mídias eletrônicas do Observatório, PRF e MJC. A crescente popularização do celular no Brasil tem feito com que os riscos de sua utilização ao volante aumentem, embora a prática seja considerada infração de natureza média e passível de multa no valor de R$ 85,13 e quatro pontos no prontuário do motorista. Essa prática pode ampliar em até 400% as chances de acidentes nas vias, segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos. O motorista perde cerca de cinco segundos de atenção ao desviar seu olhar para ler a mensagem. Se estiver a 80 km/h terá percorrido um campo de futebol, sem ver o que está acontecendo do lado de fora. A pesquisa constatou ainda que 78% dos adolescentes e jovens dos Estados Unidos declararam ter lido SMS ao volante e 71% escreveram mensagens enquanto dirigiam. Para alertar sobre os riscos do uso do celular ao volante, a identidade visual na campanha é inspirada no aplicativo mais utilizado: o WhatsApp. O objeto gráfico do balão de comunicação com o smartphone centralizado é sinalizado como não recomendado, ou proibido, pela faixa diagonal, assim como nas placas de trânsito. A paleta de cores também é inspirada nas placas de trânsito: o vermelho alerta sobre o perigo do uso do smartphone no trânsito, enquanto o preto e o branco complementam a paleta. A fonte utilizada no logo e nas peças produzidas é a Arial Black, fonte comum e de fácil leitura, utilizada em diversos meios digitais, como o próprio WhatsApp. Acesse essa notícia direto da fonte... |