Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
PLAMUS

Everbike

MObfloripa | Guia

FITZZ | e-bikes

MIX Rocha


Denatran testa o funcionamento de simulador em demonstração da tecnologia em Brasília







Data:

03/08/2016

Fonte:

Escrito por Ascom

Fonte da imagem:

Reprodução

TAGs:

simuladores de direção veicular, motoristas, segurança viária, UFSC

Editoria:

Trânsito


Atualização: 03/08/2016



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* Trânsito do Centro da Capital sofre alterações nesta segunda quinzena de outubro.



* Código de trânsito pode ficar mais severo



* Experimente fazer o teste de mitos do trânsito proposto pelo G1



* TRÂNSITO: Novembro tem curso do DENATRAN em São José



* TRÂNSITO: Prefeitura discute com entidades a revitalização da Edu Vieira





O Diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Vicenzi, acompanhado de um grupo de técnicos do órgão, visitaram, nessa segunda-feira (1/08), uma sala de demonstração para testar o funcionamento de simuladores de direção veicular. O equipamento tem como principal objetivo treinar o aluno para que ele possa reagir de forma correta, segura e efetiva no trânsito.



Para o Diretor Vicenzi, a tecnologia simula situações muito próximas da realidade no trânsito das cidades. “Determinadas situações como a condução sob chuva intensa e em nevoeiro não podem ser treinadas nas ruas. Os simuladores ajudam muito na formação dos motoristas, aumentando a segurança de todos no trânsito”, afirmou.



As aulas em simuladores devem ser realizadas logo após a realização da parte teórica do curso pelos condutores. Somente depois de passar pelo simulador é que o aluno irá treinar a condução do veículo nas vias públicas. O impacto da utilização deste equipamento na formação dos condutores foi estudado pela Fundação Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras da Universidade Federal de Santa Catarina e aponta para a eficiência do equipamento.



Procedimentos básicos como usar o cinto de segurança, conhecer a localização de todos os comandos do carro, ajustar os retrovisores, dar partida, acender o farol e estar atento a tudo ao redor são exercitados no simulador até que o aluno esteja confortável para fazê-los com tranquilidade.



Além disto, também fazem parte do treinamento, conceitos básicos de condução, marchas, aprendizado de circulação em avenidas, curvas, estradas, vias de tráfego, regras de segurança, congestionamento e em situações climáticas de risco.



Em todo o país há aproximadamente 4.000 simuladores em funcionamento, atendendo a mais de 10.000 centros de formação de condutores, com mecanismos de controle de presença por biometria digital e fotografias obtidas durante as aulas, em momentos aleatórios, para confirmar que o aluno registrado é quem está efetivamente realizando as aulas. Todos estes dados são enviados, em tempo real, para os Departamentos Estaduais de Trânsito, como parte do processo para obtenção da habilitação.



Regulamentação – O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Resolução 543/2015 que, dentre outras providências, tornou obrigatória a inclusão de aulas em simuladores de direção veicular para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação – CNH na categoria B, que compreende automóvel, caminhonete e utilitário, por exemplo.



Acesse essa notícia direto da fonte...