Um terço da população brasileira se desloca diariamente a pé ou de bicicleta |
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![]() Data:11/08/2016Fonte:The City Fix BrasilFonte da imagem:Recorte digital de thecityfixbrasil.comTAGs:Mobilidade Urbana, Pedestres, Ciclistas, SustentabilidadeEditoria:Mobilidade UrbanaAtualização: 11/08/2016![]() imprimir artigo ![]() enviar por e-mail ![]() * Equipe do Mobfloripa no debate sobre mobilidade urbana em Florianópolis * Mobilidade urbana na Capital - Veja como foi o Painel RBS * Mobilidade urbana, afinal que trem é esse? * Mobilidade ativa pode ser opção para alto número de carros circulando em Florianópolis. * Florianópolis sediará em março o 1º Fórum das Américas sobre Mobilidade nas Cidades. |
O deslocamento a pé ou de bicicleta, chamado de transporte ativo, no Brasil é fundamentalmente baseado na qualidade do transporte coletivo, na segregação espacial e na restrição orçamentária da população, segundo indica a pesquisa Diferenças Socioeconômicas e Regionais na Prática do Deslocamento Ativo no Brasil. Recentemente publicado na Revista de Saúde Pública, o levantamento indica que um terço da população se desloca diariamente a pé ou de bicicleta no trajeto casa-trabalho, mas a prática pouco tem a ver com decisões baseadas em possíveis benefícios para a saúde ou socioambientais. As vantagens da caminhabilidade e do pedalar são conhecidas por todos. O gasto de energia consequente dessas atividades pode reduzir os riscos de diversas doenças cardiovasculares e muitas outras ligadas à obesidade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) identifica a inatividade como o quarto principal fator de risco da mortalidade global. A falta de atividade no contexto urbano é relacionado ao aumento no uso de carros particulares e outros meios “passivos” de transporte. Além disso, o transporte ativo significa, atualmente, uma das principais alternativas para um futuro de menos emissões poluentes nas grandes cidades. Porém, no Brasil, grande parte dos que optam por essa prática são motivados por razões alheias a essas. Acesse essa notícia direto da fonte... ![]() |
