Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
MIX Rocha

Everbike

FITZZ | e-bikes

MObfloripa | Guia

PLAMUS


Revista Bicicleta | Em Florianópolis, a ViaCiclo realiza encontros com candidatos e candidatas; dois já firmaram compromisso com a ciclomobilidade







Data:

21/09/2016

Fonte:

Revista Bicicleta

Fonte da imagem:

Divulgação

TAGs:

Florianópolis, ViaCiclo, ciclistas, mobilidade urbana

Editoria:

Bicicletas


Atualização: 21/09/2016



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* Magrelas, gratuitas e eficientes em Brasília



* Bicicletas podem garantir mais segurança no trânsito em Florianópolis



* O futuro do transporte está nas bicicletas?



* Novas "highways" para bicicletas fazem sucesso em Londres



* Bicicleta: o meio de transporte do futuro





Cidades de todo Brasil vêm intensificando o diálogo com candidatos e candidatas ao executivo e legislativo municipais destas eleições. Objetivo? A busca de compromissos, por parte dos candidatos, com medidas que viabilizem a consolidação da bicicleta como meio de transporte.



Em Florianópolis, a ViaCiclo – Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis já reuniu-se tanto com assessores de candidatos quanto com candidatos a prefeito e prefeita. Na ocasião, apresentaram sua “Carta Compromisso com a Mobilidade Ciclística de Florianópolis”, documento que contém 23 propostas que contribuem para que a bicicleta possa ser aproveitada, com todo seu potencial, para contribuir com a qualidade de vida dos cidadãos e com a democratização do espaço público.



Dentre as propostas, destacam-se: estabelecer como meta criar, já nos primeiros 18 meses de mandato, 40 km de vias ciclísticas; criar campanhas permanentes de difusão da legislação de trânsito referente à circulação de bicicletas aos condutores de veículos motorizados e aos ciclistas; e fiscalizar o cumprimento da implantação de bicicletários nos locais definidos pelo artigo 5° da Lei Complementar Municipal 78/2001.



Para Karla Antunes, Diretora Administrativa da ViaCiclo, “a disputa eleitoral é o mais interessante momento de pautar a ciclomobilidade, uma vez que há interesse bilateral pelas demandas da sociedade civil”.



Dos sete candidatos e candidatas de Florianópolis, dois já assinaram o documento: Gabriela Celestino, do PSTU, e Maurício Leal, do PEN. A candidata socialista destacou, ao assinar o documento, que “o documento possui propostas que vão ao encontro do programa do partido que é ter um transporte público, estatal, acessível e com controle democrático dos trabalhadores e trabalhadoras”. Já o candidato ecologista, afirmou que “a bicicleta está relacionada à bandeira do seu partido, pois é um veículo ecológico, saudável e que melhora a mobilidade urbana”.



“Esperamos que as propostas sejam postas em prática durante a gestão do próximo prefeito ou prefeita que tenha se prontificado com a mobilidade”, continua Karla Antunes. Segundo ela, “uma cidade ciclável, com desenho urbano humanizado, é direito de todos”.



Além de Florianópolis, outras 52 cidades brasileiras realizam atividades semelhantes no âmbito da campanha “Bicicleta nas Eleições”, coordenada pela UCB – União de Ciclistas do Brasil.



Acesse essa notícia direto da fonte...