Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
Everbike

PLAMUS

MObfloripa | Guia

MIX Rocha

FITZZ | e-bikes


DC | Quatro cuidados para garantir mais segurança no trânsito







Data:

23/09/2016

Fonte:

DC - Diário Catarinense

Fonte da imagem:

Recorte digital de dc.clicrbs.com.br

TAGs:

segurança viária, velocidade, celular, álcool e direção, cinto de segurança

Editoria:

Trânsito


Atualização: 23/09/2016



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* Trânsito do Centro da Capital sofre alterações nesta segunda quinzena de outubro.



* Código de trânsito pode ficar mais severo



* Experimente fazer o teste de mitos do trânsito proposto pelo G1



* TRÂNSITO: Novembro tem curso do DENATRAN em São José



* TRÂNSITO: Prefeitura discute com entidades a revitalização da Edu Vieira





A regra número um para melhorar a segurança no trânsito é conscientizar os condutores sobre a importância das ações de cada um para evitar acidentes. Isso é o que defende o tenente-coronel Fabio José Martins, da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina (BPMRv), que dá o alerta necessário para condutores nesta Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro:



- Geralmente quando ocorre um acidente, as pessoas tendem a culpar o veículo, a via, a falta de fiscalização, mas o principal fator é a consciência do condutor. Ele tem que mudar a atitude, dirigir com velocidade compatível com a via, manter distância do veículo da frente, não perder a atenção. O motorista tem que respeitar as regras de trânsito, de circulação, ser prudente e cauteloso - defende Martins.



Em Santa Catarina, Joinville lidera o ranking de óbitos por acidentes de trânsito, conforme o último relatório do Sistema de Informação de Mortalidade da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, de 2014. Conforme os dados, o município registrou 162 óbitos de vítimas de acidentes, seguido por Florianópolis, onde 106 pessoas morreram no mesmo período. Os outros municípios que figuram na lista dos dez mais são Blumenau (98), Itajaí (72), São José (68), Chapecó (56), Lages (51), Criciúma (50), Jaraguá do Sul (50) e Rio do Sul (41).



Dentre os fatores de risco associados aos desastres, tanto em relação às vítimas quanto aos envolvidos, estiveram: excesso de velocidade (44,4%), álcool (42,6%), infraestrutura (37%), condições climáticas (16,7%), drogas ilícitas (14,8%), fadiga (13%), falta de habilitação (9,3%) e distração (5,6%).



Confira quatro cuidados importantes para garantir mais segurança ao dirigir:



Respeite os limites de velocidade

Vários elementos são levados em consideração para se definir até qual velocidade um veículo pode transitar em determinada via. Por esse motivo, respeitar os limites de velocidade é um ponto crucial para se evitar ou diminuir os danos em caso de acidente.



Continue lendo esta notícia direto da fonte...