Faixas de ônibus reduziram em 5% a poluição e aumentaram em 11% a velocidade do transporte público em São Paulo |
|
Data:07/10/2016Fonte:Blog Ponto de Ônibus | Diário do TransporteFonte da imagem:Recorte digital de diariodotransporte.com.brTAGs:ônibus, faixas de ônibus, São Paulo, velocidade, poluiçãoEditoria:Transporte ColetivoAtualização: 07/10/2016imprimir artigo enviar por e-mail * Linhas de Canasvieiras recebem alterações em outubro * Circulação de ônibus deve operar com frota mínima em caso de greve * Paralisação no transporte coletivo de Florianópolis deve ser comunicada pelo menos 72 horas antes * Nova linha executiva para o Campeche * Projeto de Lei cria o vale-transporte social |
As faixas de ônibus implantadas na cidade de São Paulo aumentaram a velocidade dos ônibus e também contribuíram para a redução da poluição. É o que aponta um estudo realizado pelo Iema – Instituto de Energia e Meio Ambiente, que reúne técnicos e acadêmicos. De acordo com o levantamento, na comparação entre 2012, quando havia cerca de 90 quilômetros de faixas de ônibus em São Paulo, e 2014, quando o total já era de 300 quilômetros, a velocidade dos ônibus em São Paulo subiu 11% (em média) e a poluição nos locais onde foram implantadas as faixas caiu 5%. Em 2012, no horário de pico da manhã a velocidade média dos ônibus era de 13,2 km/h. Em 2014, subiu para 15 km/h – aumento de 13,8%. Já no pico da tarde em 2012, a velocidade dos ônibus antes da ampliação das faixas era de 12,8 km/h, passando para 14,1 km/h – aumento de 10,1%. O estudo também destaca que em 86% das faixas de ônibus implantadas, a velocidade média aumentou em 18%. Ônibus circulando com maior velocidade e com menos interferências nas vias significa também menos poluição, como mostra o estudo. Foram registradas as emissões menores das seguintes ordens: Redução de 5% dos Gases Efeito Estufa – GEE (que contribuem para o aquecimento global), 6% das emissões de Material Particulado – MP e 7% das emissões de Óxidos de Nitrogênio – NOx, relacionados ao câncer e doenças respiratórias. Os números poderiam ser melhores ainda se as faixas realmente fossem exclusivas para ônibus. Hoje táxis são permitidos. Haveria ainda mais ganhos se a malha de corredores, estruturas mais adequadas para os ônibus, com maior separação do trânsito comum, fosse maior. Continue lendo esta notícia direto da fonte... |