Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
Everbike

MIX Rocha

MObfloripa | Guia

PLAMUS

FITZZ | e-bikes


Tecnoblog | Cidades do futuro terão ciclovias que acendem e postes inteligentes







Data:

13/10/2016

Fonte:

Tecnoblog

Fonte da imagem:

Recorte digital de tecnoblog.net

TAGs:

transporte público, pedestres, bicicletas, automóveis

Editoria:

Sustentabilidade


Atualização: 13/10/2016



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* COP 15 - Copenhagen vai disponibilizar bicicletas gratuitas para as delegações.



* SUSTENTABILIDADE: Impulse, o avião a energia solar, cruza a Suíça



* Sustentabilidade: Uma bicicleta que filtra água!



* Internacional: Oito lições estrangeiras para amadurecer o uso de veículos verdes



* Faltam 2 meses para a Hora do Planeta 2011





De um futuro não muito distante: essas ideias já estão sendo testadas



Carros autônomos, prédios moderníssimos, sistemas de transporte público altamente eficientes, redes de comunicação de grande capacidade. Cogitamos tudo isso e mais um pouco quando pensamos em como as cidades bem evoluídas serão nas próximas décadas. Mas um detalhe importante às vezes passa despercebido nesses exercícios de futurologia: mais do que nunca, as cidades precisarão ser sustentáveis.



Por ser recorrente, esse assunto soa até maçante, eu sei. Mas, se analisarmos as ideias que levam a questão da sustentabilidade bem a sério, veremos que muitas delas passam longe daqueles discursos social e ecologicamente chatos. Eu trago dois exemplos interessantes aqui: o das ciclovias que “acendem” de noite — ou brilham no escuro, se você preferir — e o dos postes de luz inteligentes que economizam energia e, de quebra, dão uma ajudinha na segurança.

Pedalar é preciso



Já ouviu falar de Lidzbark Warmiński? Nem eu, até recentemente. Esse é o nome de uma cidadezinha no norte da Polônia que ganhou o noticiário nos últimos dias por conta de uma ciclovia que, à noite, fica iluminada. Mas não por postes ou refletores: a própria pista emite luz.



O efeito é bem bonito. Lembra um pouco as decorações natalinas ou mesmo pistas de aeroportos. Se eu tivesse uma fazenda, acho que usaria essa tecnologia para dizer aos ETs onde pousar para eles não estragarem a minha plantação.



Mas o objetivo dessa ideia é bem mais nobre: proteger os ciclistas à noite ou quando há baixa visibilidade. A iluminação indica exatamente por onde eles e os pedestres devem passar. Se a ciclovia estiver na rua, penso que os motoristas terão mais cuidado com as bicicletas só de notar a luz. Em ciclovias mais movimentadas, tons de iluminação distintos podem ser usados para separar os fluxos de ciclistas que trafegam em sentidos opostos.



Sim, é possível usar luzes com cores diferentes. A TPA Instytut Badań Technicznych Sp. z o.o. (não bati com a testa no teclado, o nome é assim mesmo) afirma que usou luz azul em Lidzbark Warmiński para combiná-la com os lagos da região.



Continue lendo esta notícia direto da fonte...