The City Fix Brasil | A relação entre a felicidade e a velocidade nas cidades |
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![]() Data:20/10/2016Fonte:The City Fix BrasilFonte da imagem:Recorte digital de thecityfixbrasil.comTAGs:velocidade, pesquisa, cidade, ruas, pedestresEditoria:TrânsitoAtualização: 20/10/2016![]() imprimir artigo ![]() enviar por e-mail ![]() * Trânsito do Centro da Capital sofre alterações nesta segunda quinzena de outubro. * Código de trânsito pode ficar mais severo * Experimente fazer o teste de mitos do trânsito proposto pelo G1 * TRÂNSITO: Novembro tem curso do DENATRAN em São José * TRÂNSITO: Prefeitura discute com entidades a revitalização da Edu Vieira |
A crença de que o mundo está se tornando um lugar cada vez melhor é consequência dos constantes avanços tecnológicos e científicos que o homem está alcançando. No entanto, ao analisarmos o contexto por uma ótica em que se percebe um cenário de mudanças climáticas, instabilidade econômica e iniquidade social, essa ideia pode variar radicalmente. Entre tantas crises que precisam ser administradas pelas cidades, elas podem estar esquecendo um fator fundamental para o crescimento de pessoas e comunidades: a felicidade. Pesquisas já constataram a influência das áreas verdes na sensação de felicidade da população. Porém, os urbanistas Charles Montgomery e Omar Dominguez sugerem ainda que a “velocidade na cidade” é um fator importante e que a felicidade é algo que se deve trabalhar desde o desenho urbano. “Em uma era em que pessoas investem tanto tempo e dinheiro em auto-ajuda, o que realmente precisamos é de ajuda para as cidades: programas que promovam saúde e bem-estar ao compreender a relação entre nossas mentes, nossos corpos e os lugares que habitamos”, afirma Montgomery. O canadense lançou, em 2013, o livro “Happy City – Transforming Our Lives Through Design”, onde ele relata seus estudos e experiências em que tenta provar que as cidades – ruas, parques, shoppings, casas, toda a infraestrutura – deveriam ser redesenhadas para a felicidade. Algumas das evidências coletadas pelo urbanista vêm da psicologia, da neurociência, da saúde pública e da economia comportamental. Um experimento desenvolvido pela organização Happy City, criada por ele, descobriu que pedestres são quatro vezes mais propensos a ajudar turistas em ruas “vivas”, locais com comércio ou restaurantes, do que em ruas vazias, onde as pessoas tendem a caminhar mais rapidamente. Continue lendo esta notícia direto da fonte... ![]() |
