Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
MObfloripa | Guia

Everbike

PLAMUS

FITZZ | e-bikes

MIX Rocha


Extra | Ativista americana diz que bicicleta pode salvar cidades







Data:

31/10/2016

Fonte:

Extra

Fonte da imagem:

Recorte digital de extra.globo.com

TAGs:

bicicletas, ciclistas, infraestrutura

Editoria:

Transportes


Atualização: 31/10/2016



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* Maciço do Morro da Cruz poderá receber Transporte Funicular



* Estudante da UFRGS cria site com rotas de ônibus de Porto Alegre



* Ministério dos Transportes e DNIT preparados para emergências no período das chuvas



* Florianópolis deve facilitar o acesso às informações sobre o transporte público



* Futuro da mobilidade paulista passa por trilhos





No começo, foi falta de grana mesmo. Em 1998, graças a uma combinação de fatores financeiros desfavoráveis, Elly Blue se viu forçada a adotar a bicicleta como meio de transporte preferencial. O cenário ajudava: ela estava vivendo em Portland, no estado do Oregon, metrópole mais pró-ciclismo dos Estados Unidos.



Aos poucos, ela se deu conta de que uma bike pode ser mais do que transporte barato, fonte de lazer ou estímulo a um exercício físico agradável. Na visão da hoje cicloativista e antropóloga de 38 anos, as bicicletas podem muito mais.



— O uso disseminado de bicicletas resolve, de cara, questões de saúde, ambientais e financeiras — resume Elly, colaboradora de vários jornais e revistas. — Isso sem falar em urbanismo, em como é possível reorganizar uma cidade sem precisar reservar espaço para tantos automóveis.



A tese, defendida em vários artigos, é desenvolvida no livro “Bikenomics — Como a bicicleta pode salvar a economia”, recém-lançado no Brasil pela Babilonia Cultura Editorial. Além de reunir relatos de gente que trocou o carro pela bicicleta e mudou sua vida, a autora apresenta argumentos — acompanhados de uma avalanche de pesquisas científicas e dados estatísticos — de que carros não são sustentáveis. Na edição nacional, o texto é enriquecido com informações e números relacionados à realidade brasileira.



Continue lendo esta notícia direto da fonte...