Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
Everbike

FITZZ | e-bikes

MObfloripa | Guia

MIX Rocha

PLAMUS


Começa no dia 26, no Rio de Janeiro, a Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana







Data:

26/11/2009

Fonte:

Christiano Rodrigues | Printer Press Assessoria de Comunicação

Fonte da imagem:


TAGs:

acessibilidade, mobilidade sustentável, evento

Editoria:

Acessibilidade


Atualização: 03/03/2011



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* Começa no dia 26, no Rio de Janeiro, a Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana



* Mobilidade ou acessibilidade?



* DIVULGAÇÃO: Curso à distância de Acessibilidade



* Congresso Brasileiro de Turismo Acessível em setembro, na Estância de Socorro/SP



* Acessibilidade atrás do volante





A mobilidade é um dos mais urgentes desafios enfrentados pelos grandes centros urbanos, e que tem suscitado inúmeras discussões. A Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana será mais um ponto de encontro para especialistas debaterem o assunto e, também, emissões de CO2, aquecimento global e acessibilidade. O evento acontece em 25 e 26 de novembro, no Sofitel Rio de Janeiro Copacabana. Entre as várias autoridades que confirmaram presença, há destaque para o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de abertura.

A Convenção reunirá, pela primeira vez na América Latina, prefeitos das principais cidades da região, parceiros da indústria e organizações públicas e privadas em torno do mesmo assunto. O objetivo é repensar os modelos de infraestrutura e transporte para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, não apenas no que diz respeito à mobilidade, ao ir e vir, mas também quanto à preservação ambiental, segurança veicular, acessibilidade dos passageiros portadores de necessidades especiais, entre outros temas correlatos.

Ao longo dos dois dias, várias autoridades e especialistas apresentarão propostas e cases de mobilidade urbana. O Ministro das Cidades, Marcio Fortes, abrirá os trabalhos falando sobre "O Desafio da Mobilidade para as Cidades". A palestra de José Luís Moscovich, Diretor Executivo da Autoridade de Transporte do Condado de São Francisco, Califórnia, Estados Unidos, será sobre bicicletas e pedestres no mundo motorizado. "Mobilidade Sustentável e Meio Ambiente" será o assunto do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, vai abordar o tema "São Paulo: Desafios da Mobilidade em uma Megacidade". Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá, Colômbia, e presidente do ITDP (Institute for Transportation and Development Policy), falará sobre "Mobilidade para uma Cidade Social e Ambientalmente Sustentável". Esses e outros palestrantes enriquecerão o debate.

A Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana terá como anfitrião o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e contará com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e o patrocínio da Michelin, Amil, Bradesco, CAF, Citroën, Fiat, Magneti Marelli, MAN, Mercedes-Benz, Scania, Shell, Sofitel e Volvo. O evento terá, ainda, o apoio de várias organizações brasileiras, como AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), Embratur, Rio Convention & Visitors Bureau, Riotur e SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade).

A organização do evento cabe ao CTS-Brasil (Centro de Transporte Sustentável) e à equipe do Challenge Bibendum, da Michelin. Lançado em 1998, o Challenge Bibendum é um esforço conjunto do setor automobilístico (montadoras, fabricantes de autopeças, empresas fornecedoras de energia e centros de pesquisa) para disponibilizar informações objetivas sobre os últimos avanços tecnológicos aos representantes das classes política e econômica e aos formadores de opinião, com vistas a uma mobilidade rodoviária mais econômica, limpa, segura e fluída. www.challengebibendum.com.br

Para saber mais clique aqui

...



Leia a matéria completa direto da fonte