Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
MIX Rocha

PLAMUS

Everbike

FITZZ | e-bikes

MObfloripa | Guia


Estudante da UFRGS cria site com rotas de ônibus de Porto Alegre



Site criado por Bruno Jurkovski, o www.poabus.com.br, traz as rotas dos ônibus de Porto Alegre.




Data:

27/04/2011

Fonte:

ZERO HORA | 31/03/2011 + Porto Imgem | 30/03/2011

Fonte da imagem:

www.poabus.com.br

TAGs:

ônibus, porto alegre, sites, itinerários

Editoria:

Transportes Públicos


Atualização: 27/04/2011



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* Estudante da UFRGS cria site com rotas de ônibus de Porto Alegre





Em apenas dois dias, um site criado por um estudante de Ciência da Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) causou "furor" entre os tuiteiros de Porto Alegre ou ligados à cidade. O site desenvolvido por Bruno Jurkovski, 20 anos, o poabus.com.br, ajuda passageiros a encontrar os itinerários dos ônibus de Porto Alegre. Colaborativo, o poabus inclui um mapa da cidade - via Google Maps - e um sistema de busca de ônibus a partir das ruas de Porto Alegre.

Até o momento, é possível visualizar o itinerário de 80 das 364 linhas existentes, sobre um mapa do Google. Outra opção é digitar endereços de origem e destino para descobrir que ônibus pegar.

Como o site é colaborativo, os próprios visitantes podem acrescentar informações. O estudante, por exemplo, cadastrou apenas três linhas. As demais foram registradas por outros usuários.

Em conversa por telefone, o estudante afirma ter se inspirado no modelo utilizado em São Paulo. "Fui no Fórum de Software Livre no ano passado e um cara apresentou uma ideia que ele fez em São Paulo. Eu vi o que ele fez e resolvi fazer em Porto Alegre", disse Bruno sobre Carlos Duarte do Nascimento, conhecido como Chester, matemático que palestrou em Porto Alegre em julho de 2010. "A diferença é que, lá (em São Paulo), a empresa disponibiliza isso no site, e aqui não", afirmou Bruno.

O estudante disse que procurou a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), responsável pelo transporte público de Porto Alegre, para oferecer o projeto, mas ele não foi aceito. De acordo com Bruno, a ideia nasceu também de sua experiência pessoal: o estudante é de Canoas, cidade da região metropolitana de Porto Alegre. "Eu tenho que pegar o trem e um ônibus pra ir e para voltar de Porto Alegre todos os dias", contou.

Bruno afirma ainda que os amigos o motivaram a continuar o projeto, iniciado ainda em 2010 e finalizado durante as férias de verão. "Uma solução desse tipo já tinha que existir faz tempo. Tecnologia se tem, é só vontade de implementar. As prefeituras ou os responsáveis deveriam se importar mais com isso", afirmou o estudante. De acordo com a assessoria de imprensa da EPTC, procurada pelo Terra, um sistema nos moldes do Google Maps está sendo desenvolvido com ajuda da Companhia de Processamento de Dados Município de Porto Alegre, a Procempa.

Twitter

O site criado por Bruno foi parar no TrendsMap de Porto Alegre (http://trendsmap.com/local/br/porto+alegre), um site não oficial, mas que monitora os assuntos mais comentados e populares do Twitter de acordo com a localidade. Além de tweets, o site cria rankings dos sites mais tuitados, onde o http://www.poabus.com.br/ apareceu e ainda aparece nesta terça-feira, vídeos, perfis mais populares, entre outros.



Acesse e conheça o POABus.